Como se explica a tensão pré-menstrual, conhecida como TPM ?
Não é à toa que as mulheres ficam com os nervos à flor da pele por um certo período todo mês. A cada trinta dias mais ou menos, uma dança de hormônios as prepara para uma possível gravidez. Nos dias que antecedem a menstruação (a perda natural de sangue, quando a mulher não engravida) a quantidade de dois desses hormônios – a progesterona e o estrogênio – diminui muito, gerando um monte de efeitos colaterais, como irritação, dores de cabeça e choro fácil. Os sintomas têm sido relacionados à retenção de líquidos no organismo e à queda da quantidade de neurotransmissores – as substâncias químicas que transmitem os sinais entre os neurônios. “Mas as causas ainda não são totalmente conhecidas”, ressalta o ginecologista Edmund Baracat, da Universidade Federal de São Paulo. “Fatores como o estresse podem piorar significativamente as sensações.”
Dos pés à cabeça
O efeitos das alterações hormonais no organismo da mulher antes da menstrução.
A diminuição da quantidade de neurotransmissores, como a serotonina, causa irritação, sensibilidade, depressão e dor de cabeça.
Os seios aumentam de tamanho e ficam doloridos devido à retenção de líquidos, provocada pelos baixos níveis do hormônio progesterona.
O acúmulo de líquidos também favorece a distensão do abdome, dando a sensação de barriga inchada, que desaparece assim que a progesterona volta ao normal.