Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Proteína dá o grito de guerra

Pesquisadores americanos descobriram o sinal que dispara o ataque do sistema imunológico do ser humano quando é encontrado um vírus estranho.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 30 nov 1991, 22h00

Médicos do Instituto de Pesquisas Squibb, nos Estados Unidos, descobriram o sinal que dispara o ataque do sistema imunológico. Sabe-se que as chamadas células-T, que destroem invasores como vírus, não entram em contato direto com esses microorganismos. Outras células imunológicas é que roubam partículas do inimigo para entrar em ação. Mas, então, ficou claro que o sistema imunológico precisa de um segundo sinal. Caso contrário, é como se suas células esperassem a ordem de atacar.
Os cientistas americanos acabam de descobrir que o grito de ataque é uma proteína, chamada B-7, que a célula macrófago libera depois de engolir um ou alguns dos invasores. Ela checa se o vírus é um estranho, evitando que as células-T destruam por engano células do próprio organismo, como nas doenças anti-imunes. Para essas doenças, aliás, os cientistas esperam desenvolver medicamentos bloqueadores, a partir da descoberta da proteína B-7.

Publicidade