PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Varíola dos macacos: Brasil confirma primeiro caso da doença no país

O paciente, que está isolado em um hospital de São Paulo, tinha viajado recentemente à Espanha. Há pelo menos sete casos suspeitos no país.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 14 mar 2024, 08h05 - Publicado em 8 jun 2022, 17h26

Nesta quarta (08), a Prefeitura de São Paulo confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente tem 41 anos e estava em viagem à Espanha. Atualmente, está sob isolamento no Hospital Emílio Ribas, na zona oeste da cidade. O seu estado de saúde não foi detalhado.

A Prefeitura também monitora um caso suspeito. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a paciente, uma mulher de 26 anos, está estável e passa bem. Pessoas próximas a ela, que não tem histórico recente de viagem ou contato conhecido com pessoas infectadas, também estão sendo acompanhadas.

Até esta quarta (08), o Brasil registrou sete casos suspeitos em seis estados: Santa Catarina, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo informe da Secretaria de Vigilância em Saúde, os pacientes estão em recuperação e sendo monitorados pelas equipes de vigilância: “A investigação dos casos está em andamento e as coletas para análise laboratorial já foram realizadas. Os resultados são aguardados.”.

Sobre a doença

A varíola dos macacos é causada pelo vírus MPXV, descoberto em macacos na década de 1950. A primeira infecção em humanos aconteceu em 1970, na África. O principal meio de contaminação é pelo contato com as bolhas que se formam na pele do infectado, ou com objetos por ele utilizados – como lençóis e toalhas. Também há suspeita de transmissão sexual ou em grupos específicos.

A doença é considerada endêmica em partes da África. Por lá, o número de casos aumenta e diminui constantemente. Até o dia 2 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia registrado 780 casos confirmados em 27 países em que a doença não é endêmica – com maioria dos casos concentrados na Europa.

Continua após a publicidade

Entre os sintomas iniciais estão: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Depois de alguns dias, começam a surgir feridas pelo corpo, principalmente nas mãos, rosto, boca e na região genital.

Atualmente, a OMS considera a varíola dos macacos como um “risco moderado à saúde pública”, pois é a primeira vez que tantos casos foram identificados em países não endêmicos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.