Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Vírus da gripe A vem da China

O vírus da gripe A, que constantemente muda de aparência, vem da China, onde a população rural convive com grande número de patos e porcos.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 mar 1990, 22h00

De vinte em vinte anos, aproximadamente, o vírus da chamada gripe A muda tanto de aparência que se torna irreconhecível ao sistema imunológico. O organismo idoso ou com a saúde debilitada, ao ser surpreendido pelo vírus de cara nova, não consegue preparar a sua defesa e por isso a doença costuma ser fatal nesses casos. Como outros vírus que também provocam a gripe, o do tipo A passa por pequenas mutações praticamente todo ano, mas isso não explicaria a mudança brusca, a cada duas décadas. Há pouco tempo, porém, pesquisadores americanos desvendaram o mistério. Segundo eles, o vírus da gripe A vem da China, cuja enorme população rural convive de perto com grande número de patos e porcos nas fazendas.

Os patos sofrem de uma gripe que não se transmite ao homem, mas aos porcos; como estes também podem ser infectados pelo vírus da gripe humana, em seu organismo os germes de origens diferentes desfrutam da oportunidade única de trocar genes, formando um novo vírus da gripe A. O ciclo se fecha quando as fezes contaminadas dos suínos são usadas para adubar plantações – assim, pela comida, o novo vírus da gripe atingiria os seres humanos.

Para saber mais: SuperMundo

Publicidade