Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como é percorrido o Caminho de Santiago de Compostela?

Conheça os roteiros e saiba o que levar na mala para a peregrinação.

Por Natália Rangel
Atualizado em 11 set 2020, 14h20 - Publicado em 18 abr 2019, 19h47

Compostela, na Espanha, virou um centro de peregrinação após um camponês chamado Pelayo alegar ter encontrado a sepultura do apóstolo Tiago, no século 9. O santo morreu decapitado por Herodes em Jerusalém, mas, segundo a lenda, seus restos mortais foram levados por anjos em um barco de pedra de volta à Espanha, onde havia espalhado a palavra de Jesus.

Não há um único jeito de chegar a Santiago de Compostela, e sim várias rotas, que somam cerca de 2.000 km. O peregrino escolhe a que quiser – inclusive onde deseja começá-la ou terminá-la. Cerca de 70% prefere utilizar o Caminho Francês, que conta com uma excelente infraestrutura de apoio. Pode ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta.

(Hannah Cardoso/Mundo Estranho)

O Caminho Português é o segundo trajeto mais popular – opção de 13% dos visitantes. Com apenas 230 km, pode ser feito entre sete e 11 dias (o Francês exige entre 28 e 35). Além disso, é um dos mais planos. Uma terceira opção, mais puxada, é o Caminho do Norte: mais longo, com infraestrutura mais simples e algumas subidas e descidas.

Todas as rotas são sinalizadas e com muitos albergues, mas, nos meses de verão, é bom reservar hospedagem com antecedência. Também há muitos lugares onde comer – e se você informar que é peregrino pode ganhar desconto ou vantagens. Outra opção para economizar é você mesmo cozinhar e preparar lanches. Nesse caso, o gasto diário fica em torno de 15 euros.

Para encarar várias horas andando, a mochila deve ser básica. Escolha um modelo de, no máximo, 50 litros, e leve só o essencial. O peso total não deve ultrapassar 10% do peso do seu corpo. Mesmo assim, ela deve ter alças para amarrar na cintura e no peito, que aliviam as costas. Ah! E lembre-se de “amaciar” o tênis antes de partir. Nada de testar um par novo!

Pelo caminho

O que leva as pessoas a encarar esse desafio? Aventura, belas paisagens, vilarejos convidativos… Mas a maioria é motivada pela espiritualidade e pela reflexão. Andar por dias, geralmente sozinho e desafiando os limites do corpo, pode levar a um profundo autoconhecimento. Alguns ainda realizam voto de silêncio ou aproveitam o sacrifício para pagar promessas.

Continua após a publicidade

No destino final fica a impressionante Catedral de Santiago. Nos domingos, sua missa de meio-dia dá boas-vindas aos peregrinos e inclui o rito do botafumeiro: um grande incensário de prata que percorre, em movimento pendular, a lateral do altar maior. Outras atrações turísticas da cidade são o centro histórico e a Universidade de Compostela.

Esticadinha

Após Compostela, alguns fazem “hora extra”: vão a Finisterra, a 90 km. Essa cidade no litoral é o ponto mais ao leste da Europa (daí a origem latina de seu nome: “Fim do Mundo”). No farol que tem lá, peregrinos queimam os pertences usados na caminhada como forma de purificação. Outra tradição é assistir ao pôr do sol: um final incrível para a longa jornada.

Kit completo

O que você não pode deixar de levar:

(Hannah Cardoso/Mundo Estranho)

1. Boné

2. Óculos de sol

3. Saco de dormir

Vá preparado para qualquer tipo de albergue.

4. Bastão de caminhada

Pode ser útil em subidas e descidas, mas não é essencial. Dá para comprar ao longo do caminho.

Continua após a publicidade

5. Higiene pessoal

Escova de dentes, pasta, sabonete, papel higiênico e um talco para o chulé.

6. Roupas básicas

A quantidade varia de acordo com o número de dias da caminhada. Dependendo da época do ano, leve um casaco.

7. Canivete

8. Primeiros socorros

Incluindo kits para dor muscular e bolhas, muitas bolhas.

9. Garrafinha de água

Fique tranquilo: é seguro reabastecê-la nos bebedouros pelo caminho.

10. Protetor solar

11. Capa de chuva

No verão, o tempo é seco. Mas no resto do ano chove bastante na região.

Continua após a publicidade

12. Calçados

Tênis, botas, e meias específicos para caminhadas. De preferência, impermeáveis.

Fontes: Site Oficina de Acogida al Peregrino e blog Diários de Compostela; Henrique Mol, diretor da agência e site Encontre Sua Viagem, e Marco Aurélio Piacesi, peregrino.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.