Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Como funciona o ciclismo paralímpico

O Brasil nunca ganhou medalhas no ciclismo Paralímpico. 2016 é a nossa chance.

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 11h32 - Publicado em 9 set 2016, 22h00

É o terceiro esporte no pódio de maiores medalhistas dos Jogos – só atletismo e natação rendem mais medalhas que as disputas do ciclismo. Serão 33 ouros para as competições da modalidade.

No início, o esporte era restrito a atletas com deficiência visual. Hoje, esportistas com outros tipos de deficiência também competem: paraplégicos utilizam a handbike, cujo impulso é dado com as mãos; deficientes visuais praticam no tandem, uma bicicleta com dois assentos (um ciclista sem deficiência pedala no banco da frente para orientá-lo); paratletas com dificuldades para se equilibrarem praticam com triciclo e aqueles cuja deficiência afeta pernas, braços ou tronco competem com bicicletas normais.

Ciclismo de estrada

Ciclismo é a corrida (de bicicleta) contra o tempo. No ciclismo de estrada, os competidores largam todos juntos para completar 120 km e vence quem cruzar a linha de chegada por primeiro. Na modalidade Contrarrelógio, os ciclistas partem um de cada vez para fazer o percurso – o ganhador é aquele que fizer o menor tempo. Também existe a modalidade Revezamento por Equipe em que grupos mistos de três atletas do handcycing se revezam para completar um trajeto.

COMO FUNCIONAM AS PARALIMPÍADAS
| CONHEÇA OS OUTROS ESPORTES |

Ciclismo de Pista 

As provas são realizadas em uma pista oval com 250 metros. Na categoria Contrarrelogio, o paratleta pedala sozinha uma distância entre 500 e 1000 metros e quem fizer o menor tempo ganha. Na categoria Perseguição, ciclistas oponentes largam um de cada lado do velódromo e percorrem de 3 a 4 km. O atleta que fizer o percurso no menor tempo ou aquele que alcançar o adversário vence. Na categoria coletiva, três ciclistas pedalam um atrás do outro em três voltas na pista. Cada atleta lidera uma volta e depois se retira da prova para dar a liderança ao próximo corredor.

Continua após a publicidade

O Brasil nunca ganhou medalhas no ciclismo Paralímpico. 2016 é a nossa chance!

Card ciclismo de pista competem atletas com deficiência visual e cadeirantes

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.