Manual: como manter o seu quarto platonicamente limpo
Qual produto usar no guarda-roupa? De quanto em quanto tempo travesseiros devem ser trocados? Veja algumas dicas do Dr. Bactéria.
Travesseiros
Não podem ser lavados – por mais que você os seque, o interior ainda ficará úmido, o que favorece o surgimento de fungos. Também não podem tomar sol, pois o calorzinho ajuda na proliferação de ácaros. O mundo ideal é usar uma capa protetora, impermeável por dentro e de algodão por fora. Lave-a uma vez por semana.
Colchão
Existem proteções impermeáveis como as dos travesseiros, que você lava à parte. Para evitar umidade, não borrife perfumes nem apoie toalhas molhadas. Uma vez por mês, polvilhe bicarbonato de sódio para desodorizá-lo. Espere ao menos meia hora e depois aspire o pó. E lembre-se: há empresas especializadas em limpá-los.
Roupa de cama
Lave os lençóis (e a fronha do travesseiro) uma vez por semana, seguindo as instruções da etiqueta. Não passe de quinze dias. Seque-os na máquina ou ao sol. Cobertores precisam de um banho a cada dois ou três meses. Não arrume a cama assim que acordar. Abra as janelas e deixe que o suor da noite anterior evapore por pelo menos uma hora.
Guarda-roupa
Abra as portas para ventilá-lo sempre que possível. Para evitar mofo, passe um pano umedecido com vinagre de álcool 6% uma vez por semana. Espalhe sachês de bicarbonato de sódio (para desodorizar) e sílica gel (para desumidificar). Duas vezes por ano, faça uma limpeza mais pesada, divida em etapas para não tirar tudo de uma só vez.
Para saber mais
– Guarde roupas que você usa pouco em sacos de TNT. Eles protegem da poeira e não formam bolor, ao contrário do plástico, que abafa as peças.
– Se você transpira muito ou está doente, troque a roupa de cama a cada quatro dias. Banhos noturnos diminuem as bactérias e células mortas que você leva para a cama.
– Vire colchões de espuma a cada dois meses para evitar deformações. Os de mola têm lado certo, mas alguns fabricantes recomendam girá-los na horizontal.
– Usada contra traças, a naftalina é um pesticida nocivo a humanos e animais. Só a use se for realmente necessário – e em sacos herméticos, nunca aberta no armário.
Fonte: Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria), biomédico.