Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Manual: como limpar o seu banheiro pra valer

Nada de técnicas mirabolantes ou misturas perigosas (especialmente com água sanitária). Organização e alguns itens bastam para deixar o cômodo um brinco.

Por Rafael Battaglia
2 out 2024, 10h00

1 – O arsenal

Uma solução com um litro de água, uma colher de sopa de detergente e outra de bicarbonato de sódio basta para limpar e desodorizar. Umedeça um pano ou a parte macia de uma esponja. Caso queira desinfetar com água sanitária, a proporção é de 50 ml para cada litro de água normal. Não misture água sanitária com outros produtos de limpeza (dependendo do que usar, pode gerar gases tóxicos).

2 – Mãos à obra

Continua após a publicidade
SI_467_Manual_2
(Rafa Santana/Superinteressante)

Para manchas mais difíceis no box e nos azulejos, faça uma pasta de bicarbonato com um pouco de água (ou detergente) e deixe agir por 15 minutos. Depois, enxague. Para marcas no fundo do vaso, jogue um copo de vinagre à noite. No dia seguinte, esfregue com o escovão – e dê descarga. Evite usar vinagre de vinho tinto, pois pode manchar.

3 – Toalhas

Continua após a publicidade
Ilustração de uma toalha amarela num banheiro de azulejos rosa.
(Rafa Santana/Superinteressante)


Troque as de banho a cada três dias. As de rosto também, se você mora sozinho (caso haja mais pessoas na casa, o ideal é trocar todo dia). Na hora de lavá-las, não coloque amaciante, pois ele reduz a capacidade de absorção das toalhas. Em vez disso, use vinagre de álcool 6%, próprio para limpeza. A proporção é uma xícara a cada 11 kg de roupa.

4 – Escovas de dente

Continua após a publicidade
Ilustração de escovas de dente em um fundo verde.
(Rafa Santana/Superinteressante)

Depois de usar, seque as cerdas com papel e guarde num copo na pia (cada escova da casa deve ter o seu). Um cuidado extra é borrifar gluconato de clorexidina 0,12%, um tipo de antisséptico. Evite colocar escovas naqueles armários de espelho, que podem acumular umidade e bolor. Troque-as quando as cerdas começarem a abrir (ou após ficar doente).

Para saber mais

– Uma vez por mês, limpe o ralo. Retire a tampa e passe o escovão no cano, junto com detergente e água quente. Se estiver muito engordurado, adicione vinagre.

– Faça uma pasta com uma parte de bicarbonato de sódio e duas de água oxigenada 40 volumes. É ideal para limpar o rejunte dos azulejos dentro do box.

Continua após a publicidade

– O bicarbonato tira odores desagradáveis. Mas, para o seu banheiro ficar com cheirinho de lavanda, é preciso completar a limpeza com algum odorizante.

– Não passe água sanitária em peças de metal – elas podem enferrujar mais rápido. Use desinfetantes ou produtos próprios para esse tipo de material.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte: Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria), biomédico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.