Vela
Você tem o computador mais moderno, geladeira com acesso à internet, microondas que trabalha melhor que um chef francês. Mas um temporal acabou com o fornecimento de energia no seu bairro. Sem pilhas para a lanterna? Qualquer pessoa prudente teria velas para encarar uma situação dessas.
Livro
Você já tentou ler um e-book na tela do computador? Já experimentou imprimir 400 páginas de texto? Por mais que nos próximos anos se criem displays eletrônicos que imitem o papel, os livros tradicionais ainda têm um longo caminho pela frente. As traças agradecem.
Clipes para papel
Se documentos em papel continuarão existindo, continua a necessidade de agrupar folhas avulsas e mantê-las juntas. O clipe é barato, eficiente e possibilita diversão nos momentos de ócio entre um serviço e outro – atire a primeira pedra quem nunca encadeou centenas de clipes de um colega só para irritá-lo.
Zíper
Também conhecido como fecho éclair. Futuristas do século passado previram que, hoje em dia, fecharíamos nossas roupas com dispositivos eletromagnéticos. Mas ninguém arrisca quando o negócio envolve as próprias calças. As pessoas seguem confiando mais num dispositivo inventado em meados do século XIX.
Casa
Por mais que se fale em construções inteligentes, casas que interagem com seus habitantes, a esmagadora maioria da população mundial mora à moda antiga. Segundo o governo americano, continuarão em pé, nos próximos 20 anos, cerca de 70% dos 110 milhões de construções existentes hoje no país.
Lápis
Nada mais simples: um cilindro de grafite envolto por madeira. Por mais que os programas editores de texto evoluam, o lápis resiste firme e forte. Não precisa de bateria, dá para apontar com um canivete, basta uma borracha para apagar as anotações. E é muito barato.