A Amazon vira gigante
O mundo da tecnologia é dominado atualmente por 3 empresas: a Apple, o Google e o Facebook. Mas a Amazon está decidida a ser o novo integrante desse grupo. E acaba de apresentar sua principal arma: um tablet conectado à melhor oferta de conteúdo digital na internet. Se você achava que a empresa era apenas uma vendedora de livros na internet, pense novamente.
Texto Giulliana Bianconi
A APARÊNCIA ENGANA
Desligado, o Kindle Fire é só um pretinho básico sem qualquer toque de design que impressione. Tão básico que custa US$ 199 – um preço muito abaixo do dos concorrentes. Mas, ao apertar o único botão do aparelho, você não só se conecta à internet, mas a todo o conteúdo da Amazon.
SUA ESTANTE NAS NUVENS
O tablet é integrado ao sistema baseado na nuvem (cloud based) da empresa, o que significa acesso à gigantesca oferta de livros, filmes, programas de TV e músicas que a Amazon oferece. Acessar conteúdos é a primeira parte da experiência. A segunda é armazená-los de graça – o limite é de 5 GB.
PROMOÇÃO NA LOJINHA
O tablet roda um sistema operacional Android totalmente customizado pela Amazon – o que inclui a loja de aplicativos. Continuará valendo para os usuários desta seção o que funciona para todos os cadastrados na loja virtual: diariamente, um app pago será disponibilizado gratuitamente.
APARELHO MAGRO
O aparelho em si tem configuração inferior à de outros tablets do mercado. Sem câmera, microfone ou 3G, ele depende de wi-fi para acessar a internet. Sem ela, esqueça dos vídeos e das músicas – só vai sobrar sua biblioteca de livros.
Kindle Fire, Lançamento em novembro, www.amazon.com