PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A conta do computador

Bastará conectar seu computador e será possível rodar qualquer programa com a velocidade que você quiser.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 31 Maio 2002, 22h00

Rafael Kenski

A capacidade de processamento dos computadores poderá se tornar um serviço como água, luz ou gás. As grandes empresas de tecnologia estão apostando que, assim como a internet traz hoje informações de qualquer lugar, as redes também fornecerão, em breve, a capacidade de cálculo das milhões de máquinas espalhadas pelo planeta. Bastará conectar seu computador e será possível rodar qualquer programa com a velocidade que você quiser.

Essa novidade será mais um passo do que hoje se conhece por grid – redes em que computadores diversos processam o mesmo trabalho, como se fossem um só aparelho. “São sistemas que identificam quais máquinas estão ociosas e direciona o trabalho para elas”, afirma Edouard Kutchukian, engenheiro da Sun Microssystems. A idéia existe desde os anos 80 mas, até agora, os grids foram usados com fins científicos. Instituições como a Nasa e a Universidade de Durham, Inglaterra, juntam centenas de computadores para processar imagens de satélite, o movimento de massas de ar ou a interação entre genes, pesquisas que requerem muito poder de cálculo. Uma empresa de biotecnologia faz os computadores de escritório ajudarem, durante a noite, as máquinas que processam dados.

A idéia já começou a se espalhar. A Butterfly, uma empresa de games online, criou, no mês passado, uma rede de servidores para unir infinitos usuários num jogo. Segundo especialistas, quando forem resolvidos problemas como custo e segurança, surgirá um mercado mundial de processamento – e você poderá vender o tempo ocioso do seu computador. “Está acontecendo muito rápido. Em alguns anos, uma simples tomada lhe dará o poder de cálculo de supercomputador”, afirma Fábio Gandour, diretor de Novos Negócios da IBM. Daí a preocupação será pagar a “conta do chip” no final do mês.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.