GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A menor bicicleta elétrica do mundo

A Yike é tão compacta que foi para o Guinness Book 2011. Você pode dobrá-la em 15 segundos, levar no metrô e guardar sob a mesa do trabalho. E nem precisa pedalar

Maurício Horta

É SUPERPORTÁTIL
A maior roda desta bike tem 20 polegadas – o mesmo de uma bicicleta para crianças de 10 anos. Isso basta para ela caber em qualquer canto, sem perder muita estabilidade. Mas de nada adiantaria ser pequena se ela fosse pesada. A solução foi usar quadro de fibra de carbono. O resultado são 10,8 kg – com bateria e motor.

NÃO CANSA
Você pode não ver, mas a Yike tem escondido no raio da roda um motor de 1 kW, que atinge uma máxima de 25 km/h. E está vendo estes pedais? Pois bem, eles não são pedais, mas apenas apoios de pé. A bike só aguenta pessoas de até 100 kg, mas também não ajuda nem um pouquinho você a gastar umas calorias.

RECARREGA RÁPIDO
Para alimentar o motor, a bicicleta tem bateria de íon de lítio com autonomia de até 10 km. Ok, não parece tanto assim. Mas não tem drama se a carga acabar. Deixe 40 minutos na tomada que ela estará pronta para voltar às ruas. E, claro, para não desperdiçar essa preciosa energia, os freios da bicicleta são regenerativos.

MAS É DESAJEITADA
Está vendo a pontinha lá em cima dela? É onde você vai sentar. E o guidão? Sim, ele fica ao lado das pernas. Se quiser uma Yike, provavelmente vai precisar reaprender a andar de bicicleta.

YIKEBIKE, NO REINO UNIDO: R$ 8 mil, www.yikebike