Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Avião sem piloto da Boeing completa primeiro voo teste

Aeronave elétrica com autonomia de 80 quilômetros faz parte de um programa da empresa para tornar a mobilidade aérea urbana uma realidade nos próximos anos.

Por A. J. Oliveira
Atualizado em 24 jan 2019, 15h50 - Publicado em 24 jan 2019, 15h50

Não é bem o carro voador que os Jetsons nos prometeram, mas é o que temos de mais parecido. Todo o conceito por trás de um novo projeto revolucionário da Boeing é muito futurista: uma aeronave elétrica, autônoma (voa sem ninguém pilotar), que faz pousos e decolagens verticais e pode transportar pessoas por até 80 quilômetros com uma única carga. Estamos falando do Veículo Aéreo para Passageiros (PAV, na sigla em inglês), uma espécie de avião que promete fazer o mercado da mobilidade aérea urbana alçar voo.

Em apenas um ano de desenvolvimento, o modelo já saiu do papel, deixando de ser só um design conceitual abstrato para se tornar um protótipo voador. A aeronave subiu aos ares pela primeira vez na última terça (22) e, de acordo com a gigante aeroespacial, o voo foi um sucesso. No teste, o PAV decolou, pairou em suspensão e pousou, em um processo que durou, ao todo, menos de um minuto. O objetivo era avaliar funções relacionadas à autonomia e também aos sistemas de controle de solo.

Nas próximas etapas, será necessário sair da zona de conforto do voo vertical e “voar para frente”. Essa transição é, segundo a Boeing, o maior desafio de engenharia por trás do projeto. O veículo mede 9,1 metros por 8,5 metros e, entre suas características mais inovadoras, está a integração entre propulsão e sistemas de asa para alcançar a capacidade de pairar e de se locomover adiante.

O programa é chamado de NeXt, divisão da Boeing comprometida em tornar realidade um novo paradigma futurista do “trânsito”, em que aeronaves pilotadas e autônomas coexistem pacificamente e sobrevoam as cidades em segurança. A expectativa é que desses esforços nasça a possibilidade de se fazer deslocamentos urbanos aéreos curtos, autônomos, seguros, limpos e silenciosos — uma espécie de helicóptero do futuro. Quem está desenvolvendo o PAV para a Boeing é a subsidiária Aurora Flight Sciences.

Fora o veículo destinado ao transporte de passageiros, há também uma versão com as mesmas características, só que voltada exclusivamente para cargas, o CAV, com capacidade de carregar até 226 quilos. Os primeiros testes ao ar livre do modelo devem ocorrer este ano. Outras grandes empresas como a Airbus e a Uber também investem para viabilizar o mercado da mobilidade aérea urbana. Tudo indica que, em um futuro não tão distante, será mais acessível sobrevoar a cidade e escapar dos engarrafamentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.