Como funciona o vibracall?
Giselle Hirata
Quem vê um celular high tech vibrando não faz ideia, mas o milagre se dá graças a uma tecnologia mais antiga que o telefone: um motor elétrico.
O dispositivo tem 15 x 5 milímetros e um eixo de metal em formato de meia-lua numa das pontas (ver infográfico abaixo). Se o aparelho está configurado no alerta vibratório, assim que chega uma chamada ou uma mensagem o motorzinho gira – e, por causa do seu formato, balança. Essa oscilação se espalha pelo resto do aparelho, que começa a vibrar.
A Motorola foi a primeira a utilizar a invenção, aplicada em tijolões analógicos ainda na década de 1980. Outros fabricantes tentaram simular o vibracall fazendo a bateria vibrar, mas o método consumia muita energia. Hoje, o recurso deixou de ser exclusivo e, além dos celulares, também está nos carrinhos a pilha, joysticks e nos vibradores femininos.
Entenda como funciona o sistema que faz o celular vibrar
1. Paradinha da bateria
Se o aparelho está no vibracall, assim que recebemos uma ligação ou um torpedo, sua placa direciona energia da bateria para acionar o motor de vibração.
2. Meia-lua que gira
A posição do motor dentro do aparelho varia conforme o modelo, mas todos têm o formato de meio cilindro – ele é o segredo da vibração do celular.
3. Oscila que treme
Por ter forma de meia-lua, o eixo naturalmente oscila quando gira. À certa velocidade de rotação, essa oscilação chega a todo o aparelho, que vibra.
Fontes: Alexandre Giarola, gerente da área de Produtos Móveis da Motorola Brasil; Vitor Baranauskas, professor de engenharia elétrica da Universidade de Campinas; Paulo Cesar Reis e José Álvaro Celidônio, professores da Universidade de Mogi das Cruzes.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
A internet da Amazon
Como funciona o jogo do bicho?







