Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Energia Solar de Cerâmica

Pesquisadores australianos desenvolveram um receptor de energia solar térmica que converte em calor até 98% da luz do sol que incide sobre ele.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 30 abr 1992, 22h00

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um receptor de energia solar térmica que converte em calor até 98% da luz do sol que incide sobre ele. Trata-se de um tubo de vidro em que se depositam camadas microscopias de metal, ligas de metal e cerâmica e materiais isolantes, criando assim uma superfície capaz de absorver a radiação. Por Cima disso vai outro tudo de vidro, coberto com material transparente. Dentro dos tubos passa um cano de aço inoxidável, por onde corre a água que entra fria e sai quente, em forma de vapor.
O vapor pode ser usado para movimentar um gerador, produzindo eletricidade. Ainda que dessa forma o aproveitamento da luz seja reduzido, esse dispositivo transforma 20% da energia solar em elétrica, mais do que as células fotovoltaicas, em uso comercial – pastilhas de silício que transforma luz do sol diretamente em eletricidade – que têm eficiência de 15%. O custo também é animador: 4 centavos de dólar por kilowatt/hora, isto é, até 2 dólares mais barato que a energia de usinas nucleares ou a carvão.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.