Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Estudante de engenharia cria próteses robóticas feitas com Lego

David Aguilar, de 19 anos, constrói próteses para o próprio braço há uma década. Seu objetivo é criar opções mais baratas para quem precisa.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 11 jan 2023, 22h03 - Publicado em 13 fev 2019, 17h14
braco-robo-lego-modelos
(Hand Solo/YouTube)

O jovem David Aguilar possui uma condição genética rara. Natural de Andorra, um principado de 80 mil habitantes entre a França e a Espanha, ele nasceu sem o seu antebraço direito. Mas isso não o impediu de brincar de Lego. O passatempo evoluiu e, hoje, David desenvolve próteses robóticas 100% feitas com as pecinhas.

View this post on Instagram

A post shared by David Aguilar Amphoux (@handsolo99)

David começou a montar próteses com Lego desde cedo. Aos nove anos, ele já ignorava os manuais de construção convencionais e combinava as peças de diferentes brinquedos para criar versões rudimentares. No vídeo abaixo, é possível ver a evolução do seu trabalho:

Continua após a publicidade

Hoje, David, aos 19 anos, é estudante de bioengenharia na Universidade Internacional da Catalunha, na Espanha. Suas últimas quatro próteses possuem motores elétricos que permitem a movimentação do cotovelo e dos dedos e são identificadas com o código MK seguido de um número – uma homenagem ao Homem de Ferro, que faz o mesmo com as suas armaduras.

As referências à cultura pop não param por aí. David compartilha suas invenções, por meio de suas páginas no Instagram e no YouTube, sob a alcunha de “Hand Solo”, um trocadilho com a palavra “hand”(“mão”) e Han Solo, personagem de Star Wars.

Depois da faculdade, David planeja seguir na área para desenvolver modelos mais baratos e acessíveis. “Eu gostaria de dar uma prótese a quem precisa”, disse o estudante à Reuters. Peça por peça, tudo é possível.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.