Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Lemon8, a nova rede social da empresa que criou o TikTok

O app chinês é focado em imagens, um misto de Pinterest e Instagram. E já está conquistando popularidade nos EUA.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 10 abr 2023, 15h12 - Publicado em 6 abr 2023, 17h07

A empresa chinesa ByteDance já conquistou o mundo com o TikTok. Apenas nos primeiros nove meses, a plataforma alcançou 100 milhões de usuários. Atualmente, estima-se que o número ultrapasse a casa do bilhão. Agora, os chineses tentam ganhar popularidade com outra empreitada.

O Lemon8 é um aplicativo que parece mais uma fusão do Instagram com o Pinterest do que com um parente do TikTok. Os populares vídeos curtos ainda estão presentes, mas o foco da vez são as imagens. Até as legendas ganham um pouco mais de espaço.

Montagem de divulgação do aplicativo Lemon8.
O Lemon8 parece, visualmente e funcionalmente, como um híbrido de Instagram e Pinterest, com alguns elementos do primo famoso, TikTok. (Apple Store / Lemon8/Montagem sobre reprodução)

O feed também é dividido em posts “for you” (para você), escolhidos por um algoritmo similar ao do TikTok, e “seguindo”, de contas que você segue. Assim como o Pinterest, as imagens são separadas em duas colunas na sua tela. É possível selecionar no topo da página qual categoria de posts você quer ver e buscar por temas e palavras-chave que te interessem.

Atualmente, o app é dominado por posts de estilo de vida. Os principais temas são beleza, alimentação, bem-estar e viagens. Entre sugestões de manicure e receitas para o café da tarde, os usuários dão algumas recomendações de produtos e seus respectivos links de afiliados. Eles também compartilham dicas de como criar seus próprios posts e a forma de usar a nova rede social.

Continua após a publicidade

Nada de extremamente inovador no vasto mar de redes sociais. Mesmo assim, o crescimento do Lemon8 é notável: ele chegou a ocupar o primeiro lugar na categoria lifestyle na Apple App Store dos EUA. Ainda fora do Brasil, ele ficou disponível em fevereiro para usuários americanos e britânicos, e já estava presente na Ásia desde 2020, quando foi lançado no Japão. Desde então, o app já acumulou cerca de 5 milhões de usuários.

Grande parte desse surto de popularidade nos Estados Unidos provavelmente se deve à migração de criadores do TikTok para a rede vizinha. Segundo o New York Times, a ByteDance se dispôs a pagar para que influenciadores do TikTok também produzissem conteúdo para o Lemon8, incluindo “diversos incentivos para serem o primeiros parceiros da plataforma”, como mais visibilidade em ambas, e até ter o conteúdo comercializado no TikTok.

Com o recente acaloramento das discussões de banir o TikTok, a chegada de mais um aplicativo da ByteDance é vista como, no mínimo, preocupante nos EUA. Receosos da relação com o governo chinês e possíveis problemas com a segurança das informações privadas dos usuários, alguns congressistas americanos defendem que o aplicativo seja banido no país ou que a empresa deixe de operá-lo. Não é tão simples diante da popularidade do TikTok, mas o Lemon8 pode sofrer mais com represálias se não conquistar um bocado da abrangência e relevância do seu irmão mais velho. A conferir. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.