Antônio Fonseca Jr.
Revistas, jornais, notícias nacionais e internacionais, futebol, humor. Com seu smartphone ou tablet, o único risco que você corre é o de ter uma overdose de informações
BANCA DE BOLSA
Antes de muitas publicações decidirem migrar para plataformas móveis, o Zinio já servia de banca de revistas. Ele vende assinaturas ou títulos avulsos de diversas partes do mundo. Até mesmo publicações que torcem o nariz e não pretendem aparecer em celulares e tablets (caso da Rolling Stone americana) são comercializadas. E fica mais barato do que comprar na livraria.
Avaliação: Bom
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito, mas o conteúdo integral das revistas é pago
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad
Bacana: O acervo é enorme.
Fraco: As revistas parecem simples arquivos em PDF.
A MÃE DAS REVISTAS PARA TABLET
Você tem de conhecer a versão para iPad da Wired por uma simples razão: muitas revistas para tablets se inspiram neste app e no da revista New Yorker. A diagramação que explora a tela sensível ao toque, a mistura entre textos, fotos e vídeos, a navegação que pode ser vertical ou horizontal.
Avaliação: Ótimo
Idioma: Inglês
Valor: US$ 19,99 pela assinatura anual
Plataforma: Somente iPad
Bacana: Vídeos, fotos e infográficos na interface.
Fraco: Arquivos pesados para cada edição.
JORNAL BRASILEIRO
No Brasil, os jornais ainda estão experimentando com plataformas móveis. O Globo tem um app muito bom para tablets e o Estadão tem um app para smartphones que usa bem o conteúdo on-line, o que não rola na versão para tablets. Já a Folha tem apps para smartphones e tablets, tanto na plataforma Android como na iOS, com conteúdo on-line e a edição do dia – com acesso gratuito por tempo limitado.
Avaliação: Regular
Idioma: Português
Valor: Gratuito
Plataforma: Android / iOS iPhone, iPod, iPad
Bacana: Disponível para smartphone e tablet, tanto iOS quanto Android.
Fraco: Aplicativo apresenta falhas com frequência.
PORTAIS
O G1 é por enquanto o único portal de internet brasileiro a migrar para o mundo móvel. Ainda assim, seu app é muito bem executado, com uma bela interface, acervo de vídeos e um lugar dedicado para tratar de economia, como números do mercado financeiro e cotação de moedas estrangeiras.
Avaliação: Bom
Idioma: Português
Valor: Gratuito
Plataforma: Somente iPad
Bacana: Bela interface e acesso a muitos vídeos.
Fraco: A editoria de esportes ficou de fora.
FUTEBOL
Na hora de discutir futebol, a falta de acordo entre as partes é regra – senão não tem graça. Mas está se formando um padrão para os aplicativos do gênero. Eles acompanham os jogos em tempo real, apresentam estatísticas, reúnem notícias e os grandes clubes aparecem em sessões especiais. O Placar UOL tem tudo isso. E ainda passa vídeos de gols e entrevistas, um diferencial importante em relação à concorrência.
Avaliação: Bom
Idioma: Português
Valor: Gratuito
Plataforma: Android (apenas para smartphones) / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry / Symbian
Bacana: Vídeos dos gols da rodada.
Fraco: Não dá acesso aos blogs de esporte do portal.
NOTÍCIAS DO MUNDO
Desde os protestos de 2009 contra a reeleição de Ahmadinejad no Irã, o Twitter tem desafiado a capacidade da CNN de dar os maiores furos nas notícias internacionais. Mas o canal americano continua tendo uma das coberturas mais amplas do mundo. E com aplicativos específicos para tablets e smartphones, você não precisa estar em casa para acompanhar seus vídeos e reportagens.
Avaliação: Ótimo
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry / Symbian
Bacana: Na versão para tablets, o belo mosaico de vídeos das reportagens.
Fraco: O streaming ao vivo só é liberado para assinantes americanos.