Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Perguntas sem resposta: algumas coisas vão continuar não fazendo sentido

A ciência não pára de montar o quebra-cabeça cósmico, mas há questões que ela simplesmente não está equipada para responder direito

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 Maio 2008, 22h00

Texto Reinaldo José Lopes

A cena é do romance O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, e já virou um clássico (sobreviveu até à adaptação cinematográfica meio capenga do livro). Uma civilização alienígena avançadíssima constrói um supercomputador, o Deep Thought, exclusivamente para responder “a pergunta definitiva, sobre a vida, o Universo e tudo o mais”. O Deep Thought leva 7,5 milhões de anos fazendo as contas para soltar a resposta: 42. Não faz o menor sentido, certo? Pois talvez não deva fazer mesmo.

Adams só queria arrancar umas boas risadas do seu público, mas a resposta do Deep Thought é um ótimo lembrete de que a ciência é imbatível para resolver algumas questões, mas simplesmente não funciona para responder outras. Na verdade, não foi projetada para respondê-las. É como querer esculpir um bloco de mármore usando um cortador de grama. E não é muito difícil entender o porquê disso.

Falseabilidade

Quase todos os filósofos da ciência concordam que toda idéia verdadeiramente científica precisa ser falseável. A palavra pode soar estranha, mas ela se refere ao fato de que os cientistas precisam ser capazes de provar ou desprovar empiricamente – com fatos e evidências diretas – as hipóteses que propõem. Se algo não pode, por definição, ser derrubado com dados concretos, não vale como ciência. É por isso que o chamado criacionismo – a idéia de que uma intervenção direta de Deus criou o Universo e os seres vivos em 6 dias – foi testado e fragorosamente reprovado como hipótese científica. Por outro lado, se alguém propuser que a evolução do Universo e das espécies aconteceu tal como retratado por astrônomos e biólogos, mas que esse processo foi guiado por Deus, o máximo que um cientista contrário à idéia poderá dizer é que a proposta lhe parece pouco provável. Tal tese não pode ser tratada como ciência, mas também não pode ser desprovada.

Continua após a publicidade

No fundo, isso vale para todas as questões que envolvem o propósito ou o significado das coisas, ou como elas devem ser. Um bioantropólogo é capaz de contar, em linhas gerais, como a humanidade surgiu, mas não tem absolutamente nada a dizer sobre a “função” do homem no esquema cósmico. Um climatologista tem alguma idéia sobre qual será o futuro da Terra caso a gente continue a queimar combustíveis fósseis, mas contas envolvendo gás carbônico nunca vão dizer o que devemos fazer com nosso próprio planeta nas próximas décadas. Os fatos podem tornar nossas decisões mais realistas, mas não tomá-las por nós. Quem disser o contrário está sendo ingênuo – ou, pior ainda, desonesto.

Assim, ao menos do ponto de vista racional, muita coisa vai continuar não fazendo sentido no mundo – o que talvez seja uma coisa boa, no fim das contas. Sem respostas prontas, caberá ao nosso senso de justiça, compaixão e propósito resolver as questões que tocam mais de perto a nossa vida.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.