PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quem foi o segundo homem a pisar na Lua?

Assim como Neil Armstrong, o segundo homem a pisar na Lua recebeu dezenas de medalhas e honrarias – mas nem de longe é tão conhecido quanto o primeiro.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 out 2021, 16h10 - Publicado em 31 dez 2003, 22h00

Buzz Aldrin. Nunca ouviu falar? Mas de Neil Armstrong já, não? Pois é: Armstrong era o comandante da missão Apolo 11, que em 20 de julho de 1969 pousou na Lua e da qual fazia parte o piloto Edwin Eugene Aldrin, o Buzz.

Um terceiro astronauta, Mike Collins, nem pôs os pés para fora do módulo de comando Columbia, que permaneceu em órbita estacionária. Buzz Aldrin foi o primeiro a fazer xixi na Lua – esse título ninguém tira dele. Para isso, usou um tubo instalado dentro de sua roupa espacial – nenhuma das milhões de pessoas que viam tudo pela TV deve ter notado. “Ao pisar na Lua, pensei: ‘devastação magnífica’”, disse Buzz Aldrin à Super. Além de Armstrong e Aldrin, dez astronautas – todos americanos – desceram no solo lunar. A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, em 1972.

O astronauta já tinha 290 horas de vôo fora da órbita terrestre quando foi escalado para tripular a Apollo 11. A missão era tão arriscada que o presidente americano Richard Nixon já tinha um discurso pronto para o caso de fracasso. “Aqueles bravos homens, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, sabem que não há esperança de resgate (…) O destino quis que os homens que foram à Lua, explorá-la em paz, continuem na Lua, descansando em paz”, diria Nixon em caso de desastre, de acordo com o livro Almost History (“Quase História”, inédito no Brasil), organizado por Roger Bruns, diretor do Arquivo Nacional dos Estados Unidos.

Mas deu tudo certo. Neil Armstrong desceu do módulo e deu o primeiro passo na superfície da Lua com o pé esquerdo. Depois de 20 minutos, Buzz Aldrin pisou no deserto lunar. Quando voltou, Buzz recebeu dezenas de medalhas e homenagens – no entanto, ficou infinitamente menos conhecido que seu comandante Armstrong. De lá para cá, casou, teve seis filhos, um neto, escreveu quatro livros e participou de inúmeros programas de TV.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.