Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vacas usam óculos VR para ficarem menos estressadas no inverno russo

A ideia é que, com a ajuda da tecnologia, as mimosas conseguissem produzir mais leite – e com mais qualidade.

Por Ingrid Luisa
29 nov 2019, 20h18

Assim como os humanos, animais que não estão acostumados com o frio sofrem bastante ao enfrentar baixas no termômetro. E isso é capaz de alterar até mesmo o humor dos bichos. É sabido que vacas que moram na Rússia, e não são naturalmente preparadas para encarar um inverno que pode chegar a – 20ºC, por exemplo, geralmente demonstram estresse nesse período. Para os fazendeiros, isso é péssimo: estressadas, vacas produzem menos leite, e em uma qualidade inferior.

Foi pensando em mitigar esse problema que a fazenda RusMoloko, no distrito de Ramensky, em Moscou, resolveu apelar para tecnologia. Como? Colocando óculos de realidade virtual nas mimosas.

Exatamente o que você leu. Os responsáveis pela ideia adaptaram as versões humanas de óculos VR para dar conta dos diferentes formatos de cabeça das vacas. Não foi fácil: os olhos delas estão do lado de suas cabeças – o que lhes dá uma visão de 300 graus, mas limita sua visão binocular (a do óculos VR) à uma faixa estreita, que vai entre 25 e 50 graus. Tudo teve que ser minimamente projetado para que causasse a mesma sensação de realidade que aparelhos do tipo provocam em humanos.

Com os óculos, os animais viam simulações de pastos no verão. Desenvolver essa paisagem também não foi simples, já que as vacas são especialmente boas em identificar tons no extremo vermelho do espectro mas pouco eficientes com cores opostas (como verde, azul e violeta). Considerando essas limitações e tentando fazer a imagem não parecer muito forjada, desenvolvedores, veterinários e especialistas criaram uma simulação especial para agradar as vaquinhas.

Continua após a publicidade

Os resultados positivos foram imediatos: durante o primeiro teste, os especialistas registraram “uma diminuição da ansiedade e um aumento do bem-estar geral do rebanho”. A tendência é que, no futuro, esse bom-humor e estabilidade emocional fossem revertidos à uma melhor produção de leite.

(Ministério da Agricultura e Comida da Região de Moscou/Reprodução)

O Ministério da Alimentação e da Agricultura da Rússia afirmou em comunicado oficial que o objetivo do experimento era aumentar a sensação de bem-estar das mimosas, para que não fiquem tão estressadas nessa época do ano. O teste ainda está em andamento e os pesquisadores esperam que um estudo abrangente de longo prazo mostre resultados claros do efeito da realidade virtual na produção de leite, tanto em quantidade quanto em qualidade. Quem sabe, no futuro, sejam as próprias vacas que escolham sua própria experiência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.