Veja um comercial no celular – e ande de graça no metrô
Na Alemanha, agora é possível assistir a anúncios de 20 segundos em troca de uma passagem de metrô ou trem
A novidade já está funcionando em Düsseldorf, na Alemanha, onde o aplicativo WelectGo dá uma passagem de transporte público a quem assistir a um comercial de 20 segundos. Tudo o que você precisa fazer é baixar o app, preencher um cadastro (com nome, data de nascimento, gênero e e-mail) e pronto: já vai poder assistir (ou ignorar, rs) anúncios em troca de tickets do metrô, que normalmente custam 2,60 euros cada (cerca de R$ 10,40). Os bilhetes são entregues direto no seu celular – já que, na Alemanha, quase todo o sistema de passagens é eletrônico. Cada passagem é válida por 90 minutos; e você só pode assistir cada anúncio uma vez por dia.
LEIA: Já existe semáforo no chão para quem vive olhando o celular
Obviamente, o aplicativo se tornou mais popular do que seus criadores imaginavam (afinal de contas, quem é que recusaria uma barganha dessas?). Conquistou 20 mil usuários em menos de um mês. O sucesso acabou criando um problema, porque o aplicativo tem apenas dois anunciantes e quatro anúncios no total. Ou seja: só isso não dá conta da demanda gigante e crescente. Por isso, as passagens gratuitas oferecidas em um dia – é uma quantidade fixa – costumam se esgotar em menos de três horas, logo pela manhã.
Isso pode ser resolvido se o WelectGo conseguir mais anunciantes, que é justamente o plano dos criadores do app: atrair pelo menos 20 outras marcas no próximo ano, e expandir para outras cidades alemãs além de Düsseldorf. Para o resto da Europa e do mundo, fica um pouco mais difícil levar o aplicativo, porque são poucas as cidades em que o sistema de passagens de transporte público é 100% online. Então, pois é, ficamos de fora de novo, Brasil.