GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dívidas aumentam a autoestima

Dinheiro não compra felicidade. Mas, olha só, a inadimplência talvez ajude um pouco nessa questão: um estudo feito por pesquisadores dos EUA constatou que estar no vermelho parece aumentar a autoestima das pessoas na casa dos 20 anos.

Cruzando dados financeiros e psicológicos (coletados periodicamente a cada dois anos) de mais de três mil jovens, os caras identificaram o padrão: quanto mais dívidas eles acumulavam, maior eram suas autoestimas e a sensação de que estavam no controle das próprias vidas.

Oi, como assim? Por que as dívidas desse povo são mais divertidas do que as nossas?

Parte do efeito, segundo os especialistas, vem do sentimento de que as dívidas – em particular, os empréstimos estudantis – representam investimentos no futuro. Às vezes, você precisa se endividar para estudar numa boa faculdade, arrumar um bom emprego e ganhar bem lá na frente. Faz sentido. Mas mesmo os impulsos consumistas, que não fazem nada pelo currículo, podem levantar o amor-próprio. No caso, porque ter o que você quer quando você quer faz você se sentir bem – especialmente se dá para adiar a parte chata: o acerto de contas.

Mas essa festa não é eterna.

Conforme os participantes do estudo iam se aproximando dos 30 anos, o “barato” do vermelho começava a passar. Talvez porque os mais jovens vivam com a impressão de que vão ter muito tempo para quitar as dívidas, supõem os pesquisadores. Eventualmente, a idade chega, você não ganha tanto dinheiro quanto imaginava que estaria ganhando naquela fase da vida e, pôxa, elas ainda estão lá. “Quando fizeram as dívidas, eles devem ter pensado que pagá-las seria fácil, e eis que não é tão fácil assim”, diz a líder do estudo, Rachel Dwyer.

Resumindo: ter dinheiro (ou crédito para gastar mais do que tem, no caso) faz sim você se sentir o bonzão, mesmo quando isso significa se endividar. Mas ficar pagando esse dinheiro de volta por anos e anos, hum, não é tão legal assim.

Leia também:
Ser inteligente aumenta suas chances de falir
Pobres são mais gente boa
Sol faz a gente gastar mais dinheiro

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s