Abasteça seu carro com maconha

Por Atualizado em 15/10/2010

Nem todo mundo sabe, mas as fibras do cânhamo (a conhecida maconha) podem ser utilizadas para fabricar roupas, levantar paredes e compor a estrutura de um carro, devido à sua resistência (ela é duas vezes mais forte que outras fibras orgânicas). As sementes, no entanto, costumam ser descartadas. Mas isso está para mudar.

Aproveitando o potencial oleaginoso das sementes da maconha, o programa Polymer, da Universidade de Connecticut nos EUA, desenvolveu um biodiesel com altíssima taxa de aproveitamento: 97% do óleo das sementes foi convertido em combustível.

Outra vantagem da Cannabis sativa é a capacidade da erva de crescer em solo pobre e de baixa qualidade sem necessidade de pesticidas. Por isso, não é necessário cultivá-la em lavouras destinadas ao plantio de alimentos. “A produção de combustíveis sustentáveis muitas vezes compete com o cultivo de alimento”, afirma Richard Parnas, coordenador do Polymer, em artigo publicado no site da Universidade. “Nesse contexto, produzir biodiesel a partir de plantas que não são alimentos e que não precisam de terra de alta qualidade é um grande passo”.

O Polymer planeja construir uma unidade piloto de produção de biodiesel da cannabis, que contaria com um reator capaz de produzir até 200 mil litros de biocombustível por ano. Os cientistas pretendem testar novas formas de produzir biodiesel e realizar análises econômicas para a comercialização de seus métodos.

O biodiesel é um combustível biodegradável e renovável produzido a partir de matérias-primas vegetais, como soja, dendê, mamona e, agora, maconha. Ele possui um teor de poluição equivalente ao do álcool (feito de cana-de-açúcar, ele também é um biocombustível) e emite menos gases poluentes que a gasolina.

(Fonte: Exame Online)

Leia mais:

Amsterdã: mudanças na vitrine

Quais são os tipos de fibras naturais?

Visite o site do Planeta Sustentável e siga:

  • http://super.abril.com.br/blogs/planeta/abasteca-seu-carro-com-maconha/ Matheusbh

    Tbm acho… gosto muito de canabis…. fumo mesmo ……….kkkkk

  • Thiago Bazan

    Desde quando legalizar a maconha vai contribuir para o trafico? Quanta falta de informação minha gente. Com a legalização, obviamente traria infinitas contribuições para a humanidade, para o meio ambiente, traria muito emprego, muita renda para o país, muitas alternativas de tratamento para vários tipos de doenças. Enfim, é entre essas e outras que é proibida. Porque envolve muita máfia por trás disso, envolve muitos “grandões” que sairiam perdendo no caso da legalização, como por exemplo industrias farmaceuticas, as fábricas de cigarros, e por ai vai. Já passou da hora dos brasileiros acordarem e fazer a diferença para o país.

  • Powerguido

    O que, será a falência dos traficantes, soh vai ter neguinho com a boca no escapamento.

  • Sergio

    Nesse caso não serie nada mal ficar preso num engarrafamento! Pode encher o tanque! Hehe…

  • Gabriel

    A materia so deixou a desejar em dizer que a variedade de canhamo industrial eh o Hemp, parente da Cannabis Sativa e Indica, mas com baixissimo teor de THC, impossivel de dar “onda” nas pessoas.
    A producao de Hemp industrial e uma historia totalmente diferente de Maconha Medicinal ou Recreativa, portanto nao teria fortalecimento algum do trafico de drogas em nenhuma situacao.

  • ronaldofrediano

    A verdade é sem a maconha não existiria fibra de canhamo e nem as velas das caravelas de colombo ou seja a america nao seria colonizada e nós não estariamos aqui ! VALEU CANABIS!!!!!!!

  • Diego Moreira

    Como precisaria só da semente para ser feito o combustível, o que seria feito com a planta? Uniria o útil ao agradável? Seria explorado suas qualidades medicinais?

  • H.carlos

    “…Sinta os efeitos da fumaça sonora, e não se esqueça”_eles estão de volta…pra queimar tudo ate a ultima ponta…

    que as pessoas vejam isso…maconha serve sim para algo nesse mundo…

  • Daniel de Azevedo .L

    De forma alguma, somente as grandes indústrias teriam licença para cultivar esta planta e com essa finalidade apenas.

  • Moises

    O a fumaçado escapamento do biodisel de maconha vai fazer o ransito ficar mais tranquilo….

  • Rayssa Praxedes

    Concordo com Ana , teria que de uma forma ou de outra legaliza – la .

  • http://AnaPanssani Ana panssani

    se esse processo e converter sementes de canabis sativa fosse implantado no brasil se faria necessária a legalização do uso da droga , ja que provavelmente teríamos problemas com a legalidade dessas plantações , contribuindo pra o trafico de drogas

  • Pingback: Abasteça seu carro com maconha | AssineMais()