Blogs

Caixas de papelão: use e reuse

25 de fevereiro de 2010


Antes de pensar em reciclar as caixas de papelão – sua estética nos remete a isso, facilmente, né? -, cuide para que durem e reutilize-as ao máximo. A princípio, a ideia pode parecer boba, mas teve até quem se deu ao trabalho de fazer um vídeo (veja no final do post) para explicar o passo-a-passo dessa reutilização.

Na verdade, foi uma empresa de embalagens americana – Salazar – que “inventou” e patenteou uma maneira bem simples e sustentável de reutilizá-las. Batizado de Globe Guard® Reusable Box, o processo consiste em virar o papelão do avesso e limpá-lo, deixando-o sem ondulações para que possa ser usado mais uma vez. A caixa reaproveitável é ideal para trocas, devoluções, produtos retirados de circulação e encomendas para outros países. E o que mais você imaginar.

E isso pode ser feito com qualquer caixa: aquela que você traz do supermercado com as compras – sim, porque você é um consumidor consciente e recusa sacolas descartáveis! E ainda registra no contador, na home do nosso site, certo? -, a caixinha que protege o livro comprado pela internet ou de qualquer outra encomenda ou presente.

Pois é… quando se fala em reaproveitamento ou redução de lixo, as soluções podem ser absurdamente mais simples do que supomos. E, claro, quando não der mais para usar sua caixa de papelão, envie para a reciclagem, certo? Mas tenha certeza de que seu destino será esse, ok?

Siga o Planeta Sustentável:
- @psustentavel
- Facebook
- Orkut

Comente!