Bíblia

Por Redação Super

Vários

NOME ORIGINAL - Não há
EDIÇÃO NO BRASIL - Nova Versão Internacional (Sociedade Bíblica nternacional; 2001)

 

DO QUE TRATA

Bíblia quer dizer "coleção de livros": ao todo são 66 ou 73 livros (na versão adotada pela Igreja Católica), reunidos na forma como conhece-mos hoje somente a partir do século 4 d.C. Divididos em Velho e Novo Testamento, datados de antes e depois de Cristo, respectivamente, foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Por isso não há um título original para a Bíblia, palavra que ganhou tradução em quase todos os países do planeta.

O livro conta muitas histórias, desde a criação do mundo até a vida e morte de Jesus. Fala de profecias como o Apocalipse, sobre o fi m do mundo; traz poesias, como os Salmos; contém leis, especialmente nos 5 primeiros livros, que formam a Torah dos judeus; tem cartas aos primeiros cristãos. Os assuntos narrados ali são em boa parte ligados a datas e a personagens comprovadamente históricos - embora haja citações que dependam exclusivamente da fé para serem aceitas como reais. A mensagem da Bíblia prega que o homem, criado por Deus - Ser espiritual e Todo-Poderoso -, tem total liberdade para aceitar ou rechaçar a salvação oferecida por Jesus.

QUEM ESCREVEU

A Bíblia foi escrita por inúmeros autores, que viveram mais ou menos entre os séculos 16 a.C. e 1 d.C. Alguns escreveram apenas um livro, outros escreveram uma porção, como o apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do Novo Testamento. Há livros cuja autoria é desconhecida e escritores tão diversos quanto um rei (Davi, autor dos Salmos), um médico (Lucas, autor de um dos evangelhos e de Atos) e um pescador (Pedro, que escreveu três cartas do Novo Testamento).

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Na Bíblia estão contidos os fundamentos de uma das principais religiões do mundo, o cristianismo, adotada por cerca de 20% da população mundial. A base para outra grande religião, o judaísmo, também está lá, no Velho Testamento, chamado de Bíblia Hebraica. O calendário mundial foi alterado por causa de Jesus, conhecido por meio da Bíblia, que foi ainda o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutenberg. É considerado o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado em mais de 2 000 línguas e dialetos diferentes.

 

Os 10 maiores best-sellers

Bíblia

Vários autores

CÓPIAS VENDIDAS - 6 bilhões

Livro Vermelho

Mao Tsé-tung (Martin Claret)

CÓPIAS VENDIDAS - 800 milhões

The Book of Mormon

Vários autores (Church of Jesus Christ)

CÓPIAS VENDIDAS - mais de 100 milhões

American Spelling Book

Noah Webster (Applewood Books)

CÓPIAS VENDIDAS - 100 milhões

Guiness - O Livro dos Recordes

Vários autores (Ediouro)

CÓPIAS VENDIDAS - 80 milhões

World Almanac

Edit. por Ken Park (World Almanac)

CÓPIAS VENDIDAS - 73 milhões

The McGuffey Readers

William H. McGuffey (Joh Wiley & Sons)

CÓPIAS VENDIDAS - 60 milhões

Uma Mensagem a Garcia

Elbert Hubbard (Villa Rica)

CÓPIAS VENDIDAS - 50 milhões

Harry Potter e a Pedra Filosofal

JK Rowling (Rocco)

CÓPIAS VENDIDAS - 50 milhões

Meu Filho, Meu Tesouro

Benjamin Spock (Record)

CÓPIAS VENDIDAS - 39,2 milhões

O Velho Testamento usado pelos protestantes tem os mesmos 39 livros da bíblia Hebraica, dos judeus. A Igreja Católica, em 1546,no Concílio de Trento, acrescentou 7 livros à lista- e esta é a única diferença entre a Bíblia os dois grupos, apesar de tantas divergências.