GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pessoas criativas ficam mais incomodadas com barulho

O cérebro delas tem dificuldade de ignorar mesmo os sons mais insignificantes

Já sentiu muita dificuldade de se concentrar ao redor de pessoas batendo papo? Pode ser um efeito colateral de ter um cérebro muito criativo. É que o cérebro criativo fica mais aberto que o normal aos estímulos ao redor – e aí é mais difícil não ignorar aquele clique de caneta irritante, por exemplo.

Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, fizeram um teste para avaliar como o cérebro de pessoas criativas reage às distrações ao redor. Primeiro, eles pediram que os participantes do estudo respondessem a um questionário que avalia o quão criativas elas são. Depois, eles monitoraram a atividade eletromagnética do cérebro usando sensores, enquanto os voluntários escutavam a um som repetitivo de cliques.

LEIA: 5 truques da ciência para deixar você mais criativo

O cérebro tem um sistema automático de filtragem sensorial – ou seja, ele sabe que tem que parar de prestar atenção no ambiente ao redor para conseguir realizar uma tarefa que exige foco. Esse sistema entra em ação quando ouvimos barulhos repetitivos, pelo menos em um cérebro normal. A resposta cerebral ao primeiro som de clique é intensa. A partir de segundo tom, porém, o cérebro percebe que é tudo a mesma coisa e diminui a atividade cerebral dedicada ao barulho.

Nos cérebros das pessoas que tiveram pontuações mais altas no teste de criatividade, o processo era diferente. O cérebro respondia com a mesma intensidade ao som repetitivo todas as vezes. Segundo os cientistas, isso mostra que as pessoas criativas possuem “vazamentos” no filtro sensorial, o que leva o cérebro a dedicar atenção ao que ele deveria perceber como inútil.

Essa é mais uma evidência para a tese de o sistema de atenção dos criativos é diferente do normal e seria exatamente isso que os leva a ter percepções e ideias diferentes da maioria das pessoas. Mas aí o desafio é conseguir tirar essas ideias do papel sem se distrair – de preferência em um lugar bem silencioso.

LEIA TAMBÉM:
Viajar te deixa mais jovem, atraente e criativo
Solidão faz bem para a criatividade
Guia prático da criatividade

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.