Bolas alertam pilotos para a presença de fios - Superinteressante

Bolas alertam pilotos para a presença de fios

Como não são brilhantes, os sinais de alerta da rede elétrica só funcionam durante o dia.

O que são as bolas alaranjadas presas em alguns fios elétricos?

São esferas de sinalização colocadas em fios de alta tensão. Eles saem das torres de transmissão e levam energia elétrica para as linhas secundárias, que chegam até as casas e indústrias. Como parte das torres é bastante alta, os fios poderiam oferecer risco às aeronaves, principalmente helicópteros, que circulam pela região. As esferas servem para chamar a atenção do piloto e mostrar que lá há um fio. Cada uma pesa 4 quilos e é feita de plástico comum ou reforçado com fibra de vidro. Por não serem fosforescentes, servem como sinalizador durante o dia. Para alertar as aeronaves à noite existe outro equipamento que capta energia do sol quando está claro e armazena em uma bateria. Quando escurece, o aparelho emite luz na forma de pequenos flashes.

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie