Notícias Superinteressantes

Pimenta não faz mal ao estômago

Médicos americanos descobriram que refeições apimentadas não provocaram nenhum dano aos voluntários que as comeram.

Será que um prato temperado com muita pimenta, além de arder a boca irrita o estômago? Aparentemente, não. Com a ajuda de um endoscópio – um finíssimo tubo introduzido pela garganta para visualizar o aparelho digestivo – médicos americanos examinaram doze voluntários após uma refeição bastante apimentada. E não descobriram nada de errado. Depois, pulverizam molho de pimenta e extrato de pimenta pura diretamente na parede do estômago. Apenas o molho provocou vermelhidão típica do estômago inflamado. Isso por conter ácido acético, ou vinagre, esta sim uma substância irritante. Segundo o gastroenterologista Moacir de Pádua Vilela, da Escola Paulista de Medicina, o único tipo de pimenta capaz de provocar gastrite é a pimenta-do-reino. “As outras até deveriam ser mais consumidas”, aconselha, “porque, além de não fazerem mal, contêm substâncias que ajudam a prevenir doenças vasculares.”

 

 

 

publicidade

anuncie

Super 339 - Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 339
novembro/2014

Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais
Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles?

- sumário da edição 339
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Saúde

publicidade

anuncie