GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Milagre de Fátima – explicado pela ciência.

70 mil pessoas viram o Sol fazer ziguezagues no céu. Veja o que realmente aconteceu.

O milagre de Fátima mais conhecido é o da aparição da Virgem Maria para as crianças que foram canonizadas agora em maio. Mas existe outro, menos célebre: o da “Dança do Sol”, registrado  em 13 de outubro de 1917, alguns meses depois da aparição, por 70 mil romeiros que tinham ido para Fátima, a 130 km de Lisboa, na esperança de ver a Virgem.

Segundo a multidão, o Sol ziguezagueou pelo céu, de ponta  a ponta. Milagre? Alucinação coletiva? Antes de seguir, um aposto de Richard Dawkins, o melhor divulgador de ciência vivo: “Não é fácil explicar como 70 mil pessoas puderam compartilhar da mesma alucinação. Ainda mais difícil de aceitar, porém, é que isso tenha acontecido sem que o resto do mundo tivesse visto.

Não só visto, mas sentido, já que tal deslocamento do Sol significaria  a destruição do Sistema Solar, com direito a uma aceleração gravitacional suficiente para tragar todo mundo para o espaço sideral”.

Veja também

Perfeito. Mas o milagre pode ter uma explicação que não envolva a pouco digerível ideia de alucinação coletiva. O maior consenso hoje entre cientistas e céticos e em geral é o de que os romeiros vira uma versão do fenômeno da imagem ali em cima.  Trata-se é um “parélio”. Um fenômeno raro, que só aparece a certas latitudes. Ele acontece quando a luz do Sol atravessa um cirro (um tipo de nuvem) feito de cristais de gelo. Se os cristais estiverem em posições bem específicas, eles repartem a luz solar, fazendo aparecerem “mais sóis” no céu.

Em 13 de outubro de 1917,  o céu de Fátima era um daqueles pós-chuva, com nuvens escuras esparsas. Essas nuvens escuras, mais baixas, teriam escondido dois dos “três sóis” quando o parélio começava, dando a impressão de que o Sol se deslocou instantaneamente para um canto do horizonte. A dança das nuvens pode ter continuado, encobrindo uma imagem do Sol e revelando outras, dando a impressão nítida de que quem dançava ali não eram as nuvens, mas o próprio Sol.

Mais ou menos assim:

 (Sophia Fernandez/Superinteressante)

Um espetáculo bizarro, bonito, e, claro: para os 70 mil fiéis não poderia parecer outra coisa que não um sinal de intervenção divina. Mas o fato é que mesmo algo magnífico e inexplicável como um ziguezague do Sol pode ser explicado à luz da razão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Dervo domiciano

    Isto só prova que Deus, têm o controle de todas as coisas.

    Curtir

  2. Victor Hugo Santos

    Esse fenômeno pode explicar parte do acontecido, mas não explica tudo, como as testemunhas descreveram, um disco prateado girando em seu próprio eixo e emitindo luzes, como descreve um jornalista da época:
    TESTEMUNHO DA IMPRENSA: O SÉCULO (GRANDE JORNAL LIVRE-PENSADOR DE LISBOA)
    Notemos que Avelino de Almeida, editor chefe do Século, tinha publicado nessa mesma manhã neste jornal um artigo irónico. Ao meio-dia, foi testemunha do Prodígio solar da Cova da Iria: e à noite, ainda sob a impressão dos acontecimentos, compôs um novo artigo do qual citamos aqui alguns extratos. Este artigo, publicado no Século na segunda-feira de 15 de Outubro, fez sensação em todo o país e atraiu ao seu autor vivas censuras dos livres-pensadores, que lhe não perdoaram o facto ter feito tal publicidade aos acontecimentos de Fátima e de os ter garantido.

    «(…) As nuvens rasgaram-se e o sol, como uma placa branqueada… pôs-se girar sobre ele mesmo e ziguezaguear no céu deixando-o livre de nuvens.
    Um grande grito escapou-se dos peitos dos milhares de pessoas, que a fé levantava até ao céu, caíram de joelhos sobre o solo encharcado.
    A luz do sol tornou-se num azul estranho! Parecia que atravessava os vitrais de uma imensa catedral, antes de se espalhar na nave gigantesca, modelada em ogiva por todas as mãos que se levantavam para o céu!… Seguidamente a luz azul esbateu-se gradualmente como filtrada por vitrais amarelos. Manchas amarelas caíam sobre os lenços brancos e os vestidos sombrios das mulheres. Estas manchas repetiam-se indefinidamente sobre as árvores, sobre as pedras, sobre o solo…

    Curtir

  3. ” linda mesmo é a ciência. Que privilégio viver numa época em que mesmo um ziguezague do Sol pode ser explicado à luz da razão.”
    Sim ♥

    Curtir

  4. Foram alienígenas, o History Channel que disse. Hahahaha!

    Curtir

  5. Putorius Mustela Furo

    Explique-me,sob a luz da Razão, como 3 crianças semianalfabetas conseguiram determinar data e hora de um fenômeno “parélio”? Definido por você como” Um fenômeno raro, que só aparece a certas latitudes”

    Curtir

  6. Everton Marinho

    Matéria interessante, mas dispensaria os dois últimos parágrafos, sinais de imaturidade e informalidade em demasia… quando se escreve é preciso considerar que quem lê não compartilha necessariamente dos mesmos valores do que concebeu o escrito.

    Curtir

  7. Claudio Boliveira

    E porque não acontece mais esse fenômeno e ter acontecido somente naquele dia? E porque aconteceu isso quando tinha 70 mil pessoas esperando um sinal, uma mensagem?
    Ciência tentando explicar o que não sabe, é coisa de DEUS.
    Daqui a pouco vão dizer que as 03 crianças estavam alucinadas também, que não viram Nossa Senhora, me poupe né?

    Curtir

  8. If you are single you can write; “Available” and that may
    get everybody laughing, guys would say to me; “Well, hell that ought to work to get a date” or
    “What’s the matter you got the web Dating Blues? Thus, every single decision, even probably the most trivial, was both tabled, or put onto the following board assembly agenda. There were a lot of jewelry distributors this yr, but I have picked only three to function here. Union contracts are responsible for the big issues of the three US Automakers. Those are the minimum needs for beginning your remote Pc help enterprise. With that information you’ll be able to position yourself, if you are tech savvy, to begin a remote Pc assist business of your personal. Baby shower baskets can embody a variety of items for each the baby and the mother. Gourmet/Food Baskets -These baskets embody a wide range of candy, chocolate and meals objects. Also, if meals gadgets are in your basket, you may have a permit from your native well being department. https://visitdesototexas.com/

    Curtir