Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Café melhora sua memória

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h08 - Publicado em 14 jan 2014, 15h41

cafe1

Você é desses que adota o café como aliado para afastar o sono na hora de estudar ou trabalhar? Então aí vai outra boa notícia: café melhora sua memória.

Quem descobriu foi o neurocientista Michael Yassa, da Universidade da Califórnia. Ele convidou 160 adultos que não tomavam muito café diariamente para os testes. Todos analisaram imagens de objetos e, em seguida, receberam, aleatoriamente, pílulas com 200 miligramas de café (equivalente a dois expressos) ou com efeito placebo, sem o menor efeito.

Todos retornaram ao laboratório 24 horas depois da primeira fase do estudo. Tiveram, então, de fazer um teste de memória. Eles viram imagens que tinham sido apresentadas no dia anterior e outras diferentes. Aí a tarefa era simples: dizer se as imagens eram novas, velhas ou muito parecidas com alguma mostrada anteriormente.

Os dois grupos faziam as mesmas pontuações quando tinham de diferenciar as imagens entre velhas e novas. Mas na hora de dizer se a figura era semelhante à outra, o grupo do café se saía melhor. A memória deles parecia funcionar melhor – aí era mais fácil lembrar se aquela imagem parecia muito com alguma outra ou não.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa, a cafeína parece ajudar no processo de consolidação da memória. Ou seja, melhora a memória de longo prazo.

Bom, né?

Crédito da foto: flickr.com/dongga

Leia também:
Qual é o melhor horário para tomar café?
Café te ajuda a ver o lado bom da vida
Quem toma café vive mais

 

Continua após a publicidade
Publicidade