Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Cientistas criam vacina que deixa você com ressaca

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 28 jan 2013, 15h24

Vai ser uma das piores ressacas da sua vida, garantem os cientistas da Universidade do Chile. E nem vai precisar beber tanto quanto a mocinha aí da foto. Alguns poucos goles de qualquer bebida alcoólica já serão suficientes para despertar, na hora, aqueles conhecidos sintomas pós-embriaguez: forte náusea, batimentos cardíacos acelerados e mal-estar geral.

É que, normalmente, o fígado recebe o etanol e o transforma em etanal, componente químico que causa a ressaca. Na sequência, o composto vira ácido acético. Se o corpo não der conta e houver acúmulo de etanal, você vai ter ressaca. Só que a vacina corta esta terceira etapa: ela envia uma mensagem bioquímica ao fígado e o impede de metabolizar o álcool – ou seja, a transformação de etanal em ácido acético simplesmente não acontece. Aí a ressaca aparece imediatamente.

Caso você esteja se perguntando quem toparia uma loucura dessas, a resposta é simples: pessoas com problemas de alcoolismo. “Pessoas alcoólatras têm um problema social, são muito tímidas ou depressivas. Não é simples curar. Mas se pudermos resolver a parte química, acho que ajudaria um pouco”, conta o pesquisador Juan Asenjo.

Os testes em humanos começam no fim deste ano, em novembro. Alguém aí se candidataria? Só vale lembrar que não dá pra voltar atrás muito cedo: os efeitos da vacina duram de 6 a 12 meses.

Crédito da foto: flickr.com/splityarn

Leia também:
2 jeitos cientificamente comprovados de fugir da ressaca
Cubos de gelo avisam quando você exagera na bebida

Cientistas testam remédio que não deixa você ficar bêbado

Continua após a publicidade
Publicidade