GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas descobrem o gene do Homer Simpson

DUH!

Pelo bom humor na ciência: pesquisadores da Emory University (EUA) descobriram que um gene expresso no cérebro, chamado de RGS14, que todo mundo tem, pode limitar a nossa capacidade intelectual – e daí, engraçadinhos, o apelidaram de “gene do Homer Simpson”.

Em uma série de testes, ratos com o tal gene “desligado” ficaram mais espertos: se lembraram de objetos vistos antes e aprenderam a sair de labirintos com mais rapidez do que os ratos normais. O que sugere que a presença do RGS14 pode “frear” algumas formas de aprendizagem e consolidação de memórias – possivelmente, não só nos ratos, mas na gente também.

Pena que ainda não dá para mandar aquele colega de trabalho mais lentinho correndo pra desligar o dele. Segundo os pesquisadores, o gene do Homer está ligado a uma parte do cérebro ainda pouco explorada. E, como não está tão claro do que ela é capaz, todo cuidado é pouco. Por ora, sabe-se que nos ratos com o RGS14 desligado os neurônios da região estabeleceram conexões mais fortes, o que melhora o desempenho cognitivo. Mas é possível que, ainda que a princípio os ratinhos não tenham apresentado qualquer efeito negativo, a falta do gene cause algum desequilíbrio que os caras ainda não identificaram.

“Uma grande questão que essa pesquisa levanta é por que nós, ou os ratos, teríamos um gene que nos torna menos espertos?”, diz o líder do estudo, John Hepler. Boa pergunta, né?

Leia também:
Sexo faz o cérebro crescer
Cientistas descobrem o gene do Peter Pan
Gene faz as pessoas copiarem a bebedeira alheia

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s