Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Quer perder peso? Pare de comer carne

Por Tiago Jokura - Atualizado em 26 fev 2018, 18h20 - Publicado em 26 fev 2018, 18h18

Dietas com ênfase no consumo de proteínas têm caído no gosto de quem procura controlar o apetite para domar a silhueta. Tão aí a paleolítica (que imita a dieta de nossos ancestrais no referido período pré-histórico) e a low carb (que bane evita carboidratos) para não me deixar mentir.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da República Tcheca, porém, a fama da carne – e de outras fontes de proteína – como promotora da magreza está com os dias contados. Pelo jeito, os louros deveriam ser compartilhados com os vegetais.

Os cientistas tchecos dividiram 74 pessoas com diabetes tipo 2 em dois grupos: o primeiro seguir, por seis meses, uma dieta com baixo teor calórico e sem restrições (a não ser em relação ao consumo de açúcares). O segundo grupo seguiu uma alimentação  com os mesmos limites calóricos, mas vegetariana – rica em frutas, verduras, legumes, grãos e nozes.

Ao final do período, quem passou sem alimentos de origem animal perdeu, em média, quase o dobro de peso (6,2 kg) comparado ao grupo que comia de tudo (3,2 kg).

Fonte: Institute for Clinical and Experimental Medicine, na República Tcheca.