Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Saber de spoilers faz você gostar mais da história

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 09h55 - Publicado em 15 ago 2011, 14h33

A gente foge dos spoilers, mas olha só: eles são amiguinhos. É o que dizem pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que colocaram voluntários para ler histórias curtas em três versões: no formato original, com um prefácio de spoilers assumidos ou com esse mesmo trecho inserido no meio do texto, como se fizesse parte da história. Eis que o pessoal que leu as versões com spoilers demonstrou gostar mais das obras – mesmo quando o caso era, por exemplo, descobrir logo de cara o assassino de um mistério da Agatha Christie.

Dá uma olhada no gráfico abaixo, roubado lá do site da universidade. As colunas indicam o quanto os voluntários curtiram o que leram. Em branco, sem spoilers; em preto, com.

Por quê? Os pesquisadores jogam algumas possibilidades – entre elas, que a trama é superestimada na literatura. “O enredo é quase irrelevante. O verdadeiro prazer está no estilo da escrita”, dizem. Outra possível explicação é que dá menos trabalho ler uma história com spoilers. “É possível que, uma vez que você saiba qual o final, seja cognitivamente mais fácil e confortável entender a história”, explicam.

Leia também:
Cientistas elegem a cena de filme mais triste de todos os tempos; assista
Fãs de ópera são mais propensos ao suicídio
Quer saber qual é o som do Pi? Um cara o musicou

Continua após a publicidade
Publicidade