Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Como as Pessoas Funcionam Por Blog Estudos científicos e reflexões filosóficas para ajudar você a entender um pouco melhor os outros e a si mesmo. Por Ana Prado

Quer se concentrar? Mascar chiclete funciona, diz estudo

Por Ana Carolina Prado Atualizado em 15 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 12 mar 2013, 19h54


Photo: Getty Images

Have you ever put a chewing gum in your mouth while trying to focus on some task and thought it was useful? For it was not mere impression or coincidence – it works, indeed.

At least that is what researchers from the Universities of Cardiff and Bournemouth, in Britain, concluded after conducting tests with volunteers who needed to carry out memory tests.

O estudo, publicado no British Journal of Psychology, foi feito com 38 pessoas que se separaram em dois grupos, cada um tendo de realizar uma tarefa de 30 minutos que envolvia ouvir uma série de números de 1 a 9 em ordem aleatória. Eles precisavam identificar sequências de números ímpar-par-ímpar, como 7-2-1. Quanto mais rápidos fossem, mais pontos ganhavam. Um dos grupos fez isso enquanto mascava chiclete; o outro, não.

Resultado: quem havia mascado chiclete apresentou reações mais rápidas e precisas e resultados melhores no decorrer da tarefa – mas, no começo dela, quem não mastigou nada teve vantagem.  “Isso sugere que a goma de mascar ajuda na concentração em tarefas que exigem um acompanhamento contínuo por um longo período de tempo”, conclui a autora Kate Morgan, da Universidade de Cardiff. “Em nosso estudo, focamos em uma tarefa de áudio envolvendo a memória de curto prazo, especialmente nos últimos estágios da tarefa”, completa.

Segundo estudos anteriores, esse benefício se deve ao fato de que mascar chiclete aumenta o fluxo de sangue e de oxigênio em certas regiões cerebrais, o que aumenta a atividade neurológica e o estado de alerta.

Para ler o estudo, clique aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade