GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Newsgames

“Flutuar com a maré ou nadar em direção ao seu objetivo”, uma aula sobre a vida com Hunter S. Thompson

Capa do livro "Medo e Delírio em Las Vegas" do Hunter S. Thompson.
Capa do livro “Medo e Delírio em Las Vegas” do Hunter S. Thompson.

Hunter S. Thompson foi um jornalista e escritor americano, famoso por ter criado o gonzo journalism – estilo de reportagem em que o autor se torna personagem e a objetividade vai para o espaço. Da mente psicodélica de Thompson saíram duas reportagens que viraram livros clássicos: “Hells Angels” (sobre a gangue de motoqueiros americanos) e “Medo delírio em Las Vegas” (que virou filme, no qual Thompson é interpretado por Johnny Depp). Thompson também serviu de inspiração para Spider Jerusalem, protagonista das HQ “Transmetropolitan“.

Antes de fazer tudo isso, no entanto, o jovem Hunter S. Thompson escreveu uma bela carta para um amigo desiludido, sobre o sentido da vida. Traduzi a carta aqui, mas compartilho com vocês um trecho interessante:

“A questão é : flutuar com a maré ou nadar em direção ao seu objetivo. É um escolha que todos nós precisamos fazer, conscientemente ou inconscientemente, em algum momento de nossas vidas. E tão poucos entendem isso! Pense em algo que você já fez e que teve alguma relevância no seu futuro: posso estar enganado, mas não vejo como isso não poderia ser uma escolha, mesmo que indireta, entre essas duas coisas que mencionei: flutuar ou nadar.

Mas por que não se deixar flutuar, se você não tem um objetivo? Esta é outra questão.É inquestionavelmente melhor desfrutar o “flutuar” do que nadar sem caminho certo.Então, como um homem encontra seu objetivo? Não um castelo encantado, mas algo real e tangível. Como um homem pode ter certeza de que ele não está atrás de sua “Big Rock Candy Mountain” – o sedutor e doce objetivo que tem um pouco de sabor, mas nenhum conteúdo?

A resposta – e, de certo modo, a tragédia da vida – é que nós procuramos entender o objetivo e não o homem. Nós definimos um objetivo que exige certas coisas para ser atingido; e nós as fazemos. Nos ajustamos às exigências de um conceito que NÃO PODE ser válido. Quando você era jovem, digamos que você quisesse ser um bombeiro. Eu me sinto razoavelmente seguro em dizer que você não quer mais ser um bombeiro. Por quê? Porque sua perspectiva mudou. Não foi o bombeiro que mudou, mas você. Todo homem é resultado da soma das suas reações a experiências. Como suas experiências diferem e multiplicam, você se torna um homem diferente e, consequentemente, sua perspectiva muda. E isto segue para sempre. Cada reação é um processo de aprendizado; cada experiência significativa altera sua perspectiva.”

Gostou da reflexão do Dr. Gonzo? Leia tudo aqui!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s