Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

As tubulações de água potável ficam sujas? Como são limpas?

Sim, sujam. E a limpeza é feita, adivinha só, com água.

Por Guilherme Eler Atualizado em 22 jan 2019, 14h43 - Publicado em 22 jan 2019, 14h42

O caminho entre a estação de tratamento e a sua torneira, pode, sim, influenciar na qualidade da água que você consome. Há basicamente três tipos de sujeira nos canos:

1º Biofilmes

Mesmo tratada, a água costuma possuir pequenas concentrações de matéria orgânica dissolvida. Algumas bactérias têm a capacidade de se alimentar dessas partículas e se acumular junto às paredes do canos – processo que é conhecido como formação de biofilmes. Segundo, Antônio D. Benetti, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), no geral, as bactérias destes biofilmes não fazem mal a saúde.

2º Corrosão

Encanamentos de ferro podem enferrujar. O ferro que é corroído da parede do cano em um ponto inevitavelmente se acumula em outro ponto (lembra do Lavoisier? Nada se cria, tudo se transforma). Essas inscrustações atrapalham o fluxo e podem deixar resquícios na água.

3º Precipitação de manganês insolúvel

A água que chega à estação às vezes possui altas concentrações de manganês dissolvido. O jeito é adicionar substâncias oxidantes, que tornam o manganês insolúvel a permitem retirá-lo mais facilmente. Se o manganês não é removido corretamente, ele pode se acumular na rede de distribuição – e a água assume uma coloração marrom.

Os canos só são trocados se estiverem furados ou danificados gravemente. Caso contrário, são apenas limpos. Não há um período específico recomendado para realizar limpezas nos encanamentos, pois o estado da rede de distribuição varia – em algumas áreas os canos são mais novos, em outras, mais desgastados. 

A técnica de limpeza mais comum é injetar água pressurizada para desfazer os depósitos, que são varridos cano abaixo até um destino final para descarte. Neste caso, o abastecimento das residências fica interrompido, mas não fique bravo: é para o seu bem. 

Continua após a publicidade
Publicidade