GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aviões comerciais são capazes de fazer manobras radicais, como loopings?

Aviões comerciais de grande porte são capazes de fazer manobras radicais, como loopings?
Hudson Bianckinni, São Luís, MA

Mais fácil pousar num rio com seu nome, Hudson.

Essas naves não são projetadas para suportar as forças que essas acrobacias geram. Quando isso ocorre, a carga nas asas aumenta e elas podem se romper.

Veja também

Imagine o avião como uma régua (asas) com um peso no meio (fuselagem). Como piruetas e loopings são movimentos circulares, o peso na régua aumenta por causa da força centrípeta – que atrai para o centro. Na engenharia aeronáutica, isso gera um “fator de carga”.

Aviões comerciais são feitos para suportar até 2,5 G. Para fazer um looping, por exemplo, a nave teria que aguentar entre 3,5 G e 4,5 G.

Fontes: Anac e Daniel Ribas, da Abrapac

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s