GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Baratas servem para algo de bom?

Encontrei uma barata na cozinha. Quando ela olhou pra mim, questionei meu asco: as baratas servem para algo de bom?
Tonny Ronnier, Itapipoca, CE

Ofereceu a ela um pedaço de pudim? Pois deveria.

Apesar da imagem degradante imposta às baratas pela humanidade, essa ingrata, elas são essenciais para a nutrição dos terráqueos – nem me refiro a dietas asiáticas – e para a preservação do ambiente. É que as cucarachas são decompositoras em escala global, já que estão espalhadas pelo mundo. Elas nutrem o solo traçando excrementos e restos de plantas e de animais.

Porém, não fazem o trabalho sozinhas: elas dão carona, dentro e fora de seus corpos, para bactérias que quebram a matéria orgânica em minerais, como nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes fundamentais para os vegetais – processo conhecido como mineralização.

Além disso, algumas espécies desempenham papel importante na polinização de plantas. Ou seja, as baratas, essas injustiçadas, são das mais relevantes jardineiras da face da Terra.

Fontes: Isaac Planas, mestre em Biodiversidade pela Universidade de Barcelona e Marcos Potenza do Instituto Biológico de São Paulo

Post anterior: Qual a diferença entre tufão, tornado, furacão e ciclone?