GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dá para ficar cansado de tanto pensar?

O cérebro corresponde a 2% do peso do corpo, mas gasta 20% das calorias. Quanto mais seus neurônios disparam sinais uns aos outros, mais açúcar eles queimam. Não é o suficiente para emagrecer lendo Platão, é claro (até porque tarefas como erguer o braço ou respirar também são complexas e rodam o dia todo em segundo plano, fora do alcance da consciência e sem contribuir com a dieta). Mas o órgão ainda é um PC poderoso, que consome um quinhão fixo do que você come diariamente.

Um estudo publicado no periódico Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society confirmou que voluntários que faziam exercícios enquanto pensavam na solução de problemas acabavam mais cansados que os que iam para a academia de cabeça vazia. A carência de glicose (açúcar) leva ao acúmulo de uma substância chamada adenosina, que bloqueia a liberação de outros neurotransmissores e aumenta a percepção do esforço mental.

Veja também

Quando começar a cansar, troque de atividade. Esportes é uma boa alternativa. Outra é não fazer nada, só descansar. “O tempo ocioso é extremamente importante para o cérebro revisar as experiências vividas e transformá-las em memórias”, diz Jociane Myskiw, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s