GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De onde vem o hábito de jogar tomates no palco após apresentações ruins?

Atirar comida (muitas vezes, podre) para demonstrar insatisfação é uma tradição mais antiga que o cultivo de tomates na Europa – que só começou quando o fruto chegou às mãos dos colonizadores da América Latina, de onde é nativo. 

A primeira ocorrência conhecida é de 63 d.C., quando Vespasiano – então governador romano no norte da África – foi bombardeado com nabos em estado de conservação… insatisfatório. A ironia é que o povo protestava contra a escassez de alimento.

Na Idade Média, era costume atingir criminosos com ovos podres, frutas e verduras. Os alimentos eram uma arma acessível. 

No início do século 19, na Itália e em outros lugares da Europa, era comum expressar aprovação de uma montagem teatral jogando agrados nos artistas – como poemas de amor ou flores. O lançamento de tomates como forma de protesto tem seu primeiro registro mais ou menos aí: em 1838, o poeta Giuseppe Belli afirmou no final de um poema: “Deus nos salve dos tomates!”

A consagração rolou nos EUA: em 1883, um artigo do New York Times dá conta de que o ator John Ritchie foi atingido por uma enxurrada de tomates e ovos podres por um público desgostoso em Nova York. A manchete dizia: “Um ator desmoralizado por tomates”. Assim, eles se tornaram queridinhos dos espectadores mal servidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s