GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como controlar o amadurecimento de frutas?

Técnicas simples para acelerar e reduzir o tempo que algumas frutas levam para ficar no ponto

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Escolha as frutas certas

Nem toda fruta amadurece fora do pé. Por isso, as dicas a seguir só funcionam com maçã, abacate, manga, pêra, banana, mamão e outras frutas chamadas climatéricas. Nelas, o gás etileno emitido pelas próprias frutas estimula seu amadurecimento.

2. Esquenta

Use um local mais quente que o ambiente para acelerar o amadurecimento. No forno, coloque as frutas, embrulhadas em papel alumínio, em uma assadeira. Deixe por 10 minutos entre 150 e 180 oC e só desembrulhe depois que esfriar.

Apesar de não amadurecer depois de colhido, o abacaxi pode ficar mais doce: corte a coroa e guarde a fruta de cabeça para baixo, apoiada em uma toalha úmida. Os amidos concentrados na base se espalharão pelo restante do fruto.

3. Boa companhia

O truque clássico é embrulhar as frutas ainda não amadurecidas em jornal ou saco de papel. Isso aumenta a concentração de etileno exalado e acelera a maturação. Para agilizar o processo, inclua uma fruta madura no pacote: as melhores “acompanhantes” são tomate, banana e maçã.

4. Esfria

Para retardar a maturação, o melhor aliado é a geladeira, que freia a ação química do etileno. No caso da banana, que não fica bem conservada na geladeira, vale selar a haste do cacho com filme plástico.

Fazer furinhos nas cascas – com um garfo ou palito de dentes – também acelera o amadurecimento, pois expõe a polpa ao ar.

Fontes: Giovana Guerra, nutricionista da Hortigil Hortifruti S/A e Leonardo Miyao, engenheiro agrônomo e diretor comercial da rede Hortifruti.