Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Existe algum tipo de horóscopo indígena?

Mais ou menos: cada um tem seu "animal de poder" – mas ele é escolhido de acordo com a personalidade da pessoa, e não o contrário.

Por Bruno Vaiano Atualizado em 3 Maio 2019, 12h12 - Publicado em 3 Maio 2019, 12h09

Há mais de 300 etnias indígenas diferentes no Brasil, cada uma com uma cultura. Apesar disso, todos os resultados para “horóscopo indígena” no Google são falsos – contêm uma mistura de dogmas de religiões como Wicca e Zoroastrismo.

O mais próximo que os nativos brasileiros têm de uma sistema de classificação por personalidade são os animais de poder. Enquanto o horóscopo tradicional atribui características de acordo com a data de nascimento – sem consultar o analisado –, os índios fazem o contrário: escolhem um bichinho de acordo com a personalidade que você já tem.

Esse animal “se revela” para o dono em encontros xamânicos, em que os participantes afirmam entrar em um estado paralelo de consciência. Assim como a sua personalidade pode mudar ao longo da vida, seu animal também pode se transformar: nada de determinismo. 

Fonte: ancião do povo indígena Fulni-ô; Silvia Brezzi, psicóloga, diretora do Instituto Paz Géia de Pesquisas Xamânicas.

Continua após a publicidade

Publicidade