GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Existe fogo nos outros planetas do Sistema Solar?

Não, porque nenhum deles tem oxigênio suficiente na atmosfera, e – como nos lembra Vera Jatenco, professora de astronomia da USP – oxigênio é essencial para a combustão.

O gás corresponde a 20,9% da atmosfera terrestre, e só se acumulou nestes céus depois que as primeiras cianobactérias inventaram a fotossíntese, mais ou menos na metade da história da Terra. Até aquela época, o processo de respiração não existia – e o fogo também não. 

O fogo é o resultado de uma reação química em que um combustível – madeira, carvão, gasolina etc. – ganha oxigênio e libera calor rapidamente. Um exemplo muito simples: se você queimar hidrogênio (H), ele se une ao oxigênio (O) e forma água (H2O). Sim: incêndios soltam água.

Marte e Vênus têm atmosferas compostas majoritariamente de gás carbônico (CO2), que é justamente o que sobra depois que algo pega fogo – e não algo capaz de gerar um incêndio. Por exemplo: se você queimar açúcar (sacarose, de fórmula C12H22O11), ele junta com o oxigênio e produz CO2 e H2O. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s