Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Tudo sobre Sistema solar

A observação foi feita no sistema estelar GW Ori. Ele possui uma lacuna em seu disco de poeira e gás, que parece ter sido causada pela formação de planetas no espaço.
Aumentando. Mas é tão devagarinho que nem dá para perceber – a não ser que você acelere a fita 5 bilhões de anos para frente.
Depósitos minerais são a nova explicação – mais provável – para sinais detectados por um radar em 2018 no polo sul do Planeta Vermelho.
O 2014 UN271, como foi chamado, tem entre 100 e 370 quilômetros de diâmetro – e deverá passar próximo da órbita de Saturno em 2031.
Entenda como o Sistema Solar evoluiu de um disco de gases e poeira para o lar da Terra, de Marte e do resto da nossa vizinhança.
Apelidado de "Unicórnio", ele tem "só" três vezes a massa do Sol e está a 1,5 mil anos-luz da Terra. Acredite: isso é perto.
Mais velho que a própria Terra, o EC 002 carrega pistas sobre os primeiros protoplanetas que deram origem ao Sistema Solar.
Isótopo de nióbio extinto é usado para estudar primórdios do Sistema Solar

Isótopo extinto de nióbio é usado para estudar primórdios do Sistema Solar

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 5 mar 2021, 19h53 - Publicado em 5 mar 2021, 19h52
O nióbio-92 não existe mais. Mas seu decaimento revela que duas supernovas diferentes forneceram matéria-prima à nossa vizinhança planetária.
Cientistas confirmam objeto mais distante do Sistema Solar

O objeto mais longínquo do Sistema Solar fica 132 vezes mais distante que a Terra

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 12 fev 2021, 20h09 - Publicado em 12 fev 2021, 18h53
O FarFarOut está tão, tão longe que demora um milênio inteiro para completar uma volta ao redor do Sol. E sua estranha órbita, muito elípitica, pode ser um brinde de interações gravitacionais com Netuno.
A operação faz parte da Missão Hayabusa 2, organizada pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), que tem como objetivo elucidar questões sobre a formação do Sistema Solar.
Tempestades solares acontecem quando a atividade magnética do Sol aumenta – e podem até provocar apagões aqui na Terra. Entenda como elas se formam.
O blecaute que o Amapá enfrenta desde terça (3) foi causado por um incêndio. Mas nem sempre a culpa está na Terra: nossa estrela pode deixar muita gente sem luz.
Descoberto asteroide que tem sua própria aurora boreal

Descoberto cometa que tem sua própria aurora

Por Guilherme Eler 25 set 2020, 19h12
É uma aurora invisível a olho nu, é verdade – fica na faixa ultravioleta do espectro. Mas é a primeira vez que cientistas flagram um brilho do tipo fora de planetas ou luas.
Asteroide 2020 SW

Asteroide do tamanho de um micro-ônibus passa perto da Terra

Por Carolina Fioratti Atualizado em 25 set 2020, 16h55 - Publicado em 25 set 2020, 16h54
Ele se aproximou mais que as órbitas da Lua e dos satélites geoestacionários, mas não ofereceu risco pelo tamanho diminuto e a trajetória.
O gelo vem do oceano escondido embaixo da superfície da lua. Diferente do que se pensava até então, ele é encontrado em diferentes regiões da Encélado.
Artigos publicados na revista "Nature" sugerem que o astro guarda um oceano em seu interior – além de contar com atividades vulcânicas.
Vulcões ativos são encontrados em Vênus

Astrônomos encontram vulcões ativos em Vênus pela primeira vez

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 24 jul 2020, 02h33 - Publicado em 22 jul 2020, 21h19
Até agora, o planeta é nosso único vizinho de Sistema Solar a apresentar vulcanismo ativo – o que pode nos ajudar a entender a formação da vida na Terra.
SI_417_sol_site1

A era de ouro das pesquisas sobre o Sol

Por André Jorge Oliveira e Alexandre Versignassi | Design: Carlos Eduardo Hara | Ilustrações: Kenji Lambert    Atualizado em 6 ago 2020, 13h03 - Publicado em 14 jul 2020, 14h55
Marte é para os fracos. Parada dura mesmo é estudar de perto a estrela que nos mantém vivos.
Astrônomos descobrem o núcleo de um planeta gasoso que perdeu todo seu gás

Júpiter nu: descoberto núcleo de planeta gasoso sem nenhum gás em volta

Por Bruno Vaiano Atualizado em 27 ago 2020, 14h12 - Publicado em 6 jul 2020, 15h36
Esse "caroço" cósmico tem 40 vezes a massa da Terra – uma anomalia que fornecerá informações importante sobre a formação de gigantes gasosos.
Sequência de imagens impressiona e mostra em detalhes o comportamento da nossa estrela ao longo da década, incluindo períodos de maior e menor atividade.