Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Publicidade

Tudo sobre Sistema solar

A observação foi feita no sistema estelar GW Ori. Ele possui uma lacuna em seu disco de poeira e gás, que parece ter sido causada pela formação de planetas no espaço.
Aumentando. Mas é tão devagarinho que nem dá para perceber – a não ser que você acelere a fita 5 bilhões de anos para frente.
Depósitos minerais são a nova explicação – mais provável – para sinais detectados por um radar em 2018 no polo sul do Planeta Vermelho.
O 2014 UN271, como foi chamado, tem entre 100 e 370 quilômetros de diâmetro – e deverá passar próximo da órbita de Saturno em 2031.
Entenda como o Sistema Solar evoluiu de um disco de gases e poeira para o lar da Terra, de Marte e do resto da nossa vizinhança.
Apelidado de "Unicórnio", ele tem "só" três vezes a massa do Sol e está a 1,5 mil anos-luz da Terra. Acredite: isso é perto.
Mais velho que a própria Terra, o EC 002 carrega pistas sobre os primeiros protoplanetas que deram origem ao Sistema Solar.
Isótopo de nióbio extinto é usado para estudar primórdios do Sistema Solar
Ciência

Isótopo extinto de nióbio é usado para estudar primórdios do Sistema Solar

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 5 mar 2021, 19h53 - Publicado em 5 mar 2021, 19h52
O nióbio-92 não existe mais. Mas seu decaimento revela que duas supernovas diferentes forneceram matéria-prima à nossa vizinhança planetária.
Cientistas confirmam objeto mais distante do Sistema Solar
Ciência

O objeto mais longínquo do Sistema Solar fica 132 vezes mais distante que a Terra

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 12 fev 2021, 20h09 - Publicado em 12 fev 2021, 18h53
O FarFarOut está tão, tão longe que demora um milênio inteiro para completar uma volta ao redor do Sol. E sua estranha órbita, muito elípitica, pode ser um brinde de interações gravitacionais com Netuno.
A operação faz parte da Missão Hayabusa 2, organizada pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), que tem como objetivo elucidar questões sobre a formação do Sistema Solar.
Tempestades solares acontecem quando a atividade magnética do Sol aumenta – e podem até provocar apagões aqui na Terra. Entenda como elas se formam. 
O blecaute que o Amapá enfrenta desde terça (3) foi causado por um incêndio. Mas nem sempre a culpa está na Terra: nossa estrela pode deixar muita gente sem luz.
Descoberto asteroide que tem sua própria aurora boreal
Ciência

Descoberto cometa que tem sua própria aurora

Por Guilherme Eler 25 set 2020, 19h12
É uma aurora invisível a olho nu, é verdade – fica na faixa ultravioleta do espectro. Mas é a primeira vez que cientistas flagram um brilho do tipo fora de planetas ou luas.
Asteroide 2020 SW
Ciência

Asteroide do tamanho de um micro-ônibus passa perto da Terra

Por Carolina Fioratti Atualizado em 25 set 2020, 16h55 - Publicado em 25 set 2020, 16h54
Ele se aproximou mais que as órbitas da Lua e dos satélites geoestacionários, mas não ofereceu risco pelo tamanho diminuto e a trajetória.
O gelo vem do oceano escondido embaixo da superfície da lua. Diferente do que se pensava até então, ele é encontrado em diferentes regiões da Encélado.
Artigos publicados na revista "Nature" sugerem que o astro guarda um oceano em seu interior – além de contar com atividades vulcânicas.
Vulcões ativos são encontrados em Vênus
Ciência

Astrônomos encontram vulcões ativos em Vênus pela primeira vez

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 24 jul 2020, 02h33 - Publicado em 22 jul 2020, 21h19
Até agora, o planeta é nosso único vizinho de Sistema Solar a apresentar vulcanismo ativo – o que pode nos ajudar a entender a formação da vida na Terra.
SI_417_sol_site1
Ciência

A era de ouro das pesquisas sobre o Sol

Por André Jorge Oliveira e Alexandre Versignassi | Design: Carlos Eduardo Hara | Ilustrações: Kenji Lambert    Atualizado em 6 ago 2020, 13h03 - Publicado em 14 jul 2020, 14h55
Marte é para os fracos. Parada dura mesmo é estudar de perto a estrela que nos mantém vivos.
Astrônomos descobrem o núcleo de um planeta gasoso que perdeu todo seu gás
Ciência

Júpiter nu: descoberto núcleo de planeta gasoso sem nenhum gás em volta

Por Bruno Vaiano Atualizado em 27 ago 2020, 14h12 - Publicado em 6 jul 2020, 15h36
Esse "caroço" cósmico tem 40 vezes a massa da Terra – uma anomalia que fornecerá informações importante sobre a formação de gigantes gasosos.
Sequência de imagens impressiona e mostra em detalhes o comportamento da nossa estrela ao longo da década, incluindo períodos de maior e menor atividade.
Publicidade