GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Lenços umedecidos fazem mal para a natureza?

Sim. Os lencinhos são feitos de TNT (calma, não é dinamite, é “tecido não tecido”), uma fibra que frequentemente leva viscose, de origem vegetal, e poliéster, que é um plástico.

O poliéster descartado se fragmenta em pedaços microscópicos, que poluem os oceanos, se misturam a substâncias tóxicas, são comidos por peixes e se acumulam na cadeia alimentar. Os microplásticos, mais do que os derivados de petróleo visíveis a olho nu, são um dos grandes desafios do combate à poluição.

O problema é pior em países que descartam papel sujo na privada em vez de usar uma lixeira. Nos dias de inverno, os lenços que se acumulam na tubulação do esgoto se misturam a fraldas e resíduos gordurosos, congelam e formam fatbergs – trocadilho com iceberg e fat (“banha”). Um fatberg com o peso de 11 ônibus entupiu o esgoto de Londres, capital inglesa, em 2017.

Pergunta enviada por Juliana Haru, via Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Alan Ferreira

    E quanto aos lenços umedecidos biodegradáveis?

    Curtir