GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é um mafagafo?

O que é um mafagafo?
Tainá Ceccato, designer da SUPER

Não se amafagafe, querida colega: mafagafos não existem – nem no dicionário, nem no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, produzido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Só servem mesmo como brincadeira de trava-língua – a mesma que os Mamonas Assassinas parodiaram em “Uma Arlinda Mulher”. Como os versos da cantiga popular mencionam “ninhos de mafagafinhos”, criou-se a ideia de que eles fossem pássaros.

Na minha cabeça, agora, ficam essas aves imaginárias sibilando “quem amafagafar os mafagafinhos bom amafagafigador será”, como Dinho cantava no vídeo a seguir.

Fontes: Agostinho Dias Carneiro, da Academia Brasileira de Filologia; José Pereira da Silva, do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos; André Conforte, professor de língua portuguesa da UERJ.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s