GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que existe a fonte Wingdings?

A Wingdings é só uma dentre muitas fontes de símbolos conhecidas genericamente como dingbats – uma palavra em inglês engraçadinha que significa algo como “cacarecos” ou “bugigangas”. Elas antecedem a informática: existem pelo menos desde o século 19, quando a tecnologia de impressão em voga era a prensa de tipos móveis. 

Naquela época, cada letra, número e sinal gráfico era gravado em alto relevo num minúsculo carimbo de chumbo. Esses carimbos ficavam em gavetas ou caixas nas oficinas tipográficas (é daí que vem o termo “caixa alta” para maiúsculas e “caixa baixa” para minúsculas, diga-se de passagem).

E aí havia uma caixa de símbolos aleatórios, em que os tipógrafos mantinham carimbos com símbolos úteis, que formavam um conjunto heterogêneo e bastante aleatório.

“As dingbats foram inventadas para expressar ideias visualmente, em vez de verbalmente”, explica Paul Shaw, historiador da tipografia, à SUPER. “Nas estações ferroviárias, os símbolos ajudavam a indicar o itinerário dos trens; quem fazia calendários precisava destacar feriados e indicar as fases da lua; quem escrevia sobre xadrez usava setas para indicar o movimento das peças.”

“Eu não sei quando apareceram os primeiros dingbats, embora o símbolo a mãozinha que aponta para alguma coisa tenha precedentes na época dos manuscritos, assim como o asterisco. O que é certo é que eles se popularizam no século 19, conforme as gráficas pararam de fazer só livros e começaram a incluir cartões de visita, calendários, cartazes, manuais de instruções, embalagens, horóscopo de jornal etc.”

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s