Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que o cocô de vacas e ovelhas é tão diferente?

Por que as vacas defecam pastoso e as ovelhas em bolinhas? Luiz Felipe Barboza Soares, Rio de Janeiro, RJ QUE PERGUNTA, MONA   Perspicaz observação, Barbozinha. O cocô das ovelhas é mais seco e consistente que o das vacas. Na ovelha, a comida fica mais tempo no intestino grosso, onde boa parte da água do bolo […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 08h50 - Publicado em 28 mar 2014, 19h12

Por que as vacas defecam pastoso e as ovelhas em bolinhas?
Luiz Felipe Barboza Soares, Rio de Janeiro, RJ

QUE PERGUNTA, MONA

cow-parade

 

Perspicaz observação, Barbozinha. O cocô das ovelhas é mais seco e consistente que o das vacas. Na ovelha, a comida fica mais tempo no intestino grosso, onde boa parte da água do bolo fecal é reabsorvida pelo organismo.

Pausa para comentário.

Continua após a publicidade

cocô2

 

Para se ter uma ideia, a quantidade de voltas do cólon ascendente (um dos segmentos do intestino grosso) das ovelhas é duas vezes maior que a das vacas. Além disso, as vaquinhas bebem muito mais água (de 50 a 80 litros por dia!) do que os ovinos (de 3 a 4 litros por dia). “Secreções salivares dos bovinos (98 a 190 litros) e outras enzimas digestivas colaboram para a consistência pastosa das suas fezes”, explica Viviani Gomes, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Todos esses fatores influenciam no produto final, é claro. Se é assim com você, quando se entope de feijão num dia, cerveja no outro e milho mais adiante, é assim com nossas amigas da fazenda feliz.

Já o formato peculiar das fezes das ovelhas se deve às voltas centrífugas do cólon, que têm um aspecto de “colar de pérolas” e deixam o cocozim conteúdo segmentado em formato de bolinhas.

(foto: Jung Moon)

Continua após a publicidade
Publicidade